terça-feira, 16 de novembro de 2010

ENEM se fala em investir na educação

O ministro Fernando Haddad foi ao Congresso Nacional explicar as falhas do ENEM e foi claro, muito questionado pelo óbvio, o Exame Nacional do Ensino Médio, deu provas, no primeiro ano que a grande maioria das Universidades adotou a nota do Exame como critério de seleção para grande parte de suas vagas.
Os erros na aplicação do exame são conhecidos e notórios, porém nada de fala de um assunto que o governo vem relegando a segundo plano: E a qualidade da educação no ensino médio?
Fala-se muito do aumento do número de matérias, algumas são bastante necessárias, outras poderiam sim, ter seu tema diluído em outras matérias, mas e a qualidade do ensino que já está sendo ministrada?
Dá tristeza ver que diversas escolas de nível secundário sequer contam com um laboratório de informática e não tem atividades de campo programadas, afim de mostrar na prática o que se ensina no teórico.
Parecem frases retóricas antigas, mas num momento onde o governo atesta o sucesso do exame que aplica e principalmente, onde o salário de nossos professores, nosso combalidos professores, afinal, ninguém investe neles.
Educação deveria sim, ser política de estado, mas infelizmente é tratado como subproduto do estado. Por isso nenhum governante tem condição moral de reclamar sobre o apagão de mão de obra que JÁ ESTAMOS SOFRENDO.
Vários políticos defendem a Educação nas tribunas de suas casas de Leis, mas na hora de fazer valer os orçamentos públicos e não deixar o dinheiro da educação deixar de ser empregado, poucos se levantam, o que prova que Educação não combina com política, isso do ponto de vista de quem faz.
Mas discutir educação, pode sim, ajudar a tirar a educação do subtema e trata-lo com gênero de primeira necessidade.
Então, vamos discuti-la e encontrar os caminhos para nossa tirar do limbo nosso sistema Educacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário