segunda-feira, 31 de outubro de 2011

#LulanoSUS - Parece irônico, e é...

Pode até parecer mais do mesmo, eu estar escrevendo sobre a doença do presidente Lula, mas na verdade enseja uma reflexão bem interessante sobre a saúde em nosso país e como a diferença de tratamento entre os abastados e nós os "pobres mortais" se acentua cada vez mais.
Existem vários aspectos que podemos analisar nessa revelação da doença do presidente Lula, mas quero comentar aqueles que parecem mais óbvios na minha ótica.

Lula um sofredor...

Não é de hoje que quando se fala do ex presidente se exalta sua trajetória sofrida e aguerrida como líder sindical, que saiu no "pau de arara" pra São Paulo em busca do que todo nordestino vem buscar: fugir da seca em busca de uma vida nova e muito mesmo.
Durante seu governo, Lula quis mostrar sua face de homem simples e de hábitos comuns, como aquela peladinha do fim de semana, de tomar umas e outras com os colegas, com aquele churrasquinho pra acompanhar e escondia outro vício nefasto: O Cigarro, ele não permitia ser fotografado dando umas baforadas, podia até ter a boa intenção de não influenciar a sociedade e as pessoas, porém escondeu sob meu ponto de vista, um vício que separa os homens dos meninos, os que tem força de vontade, daqueles que se deixam governar por um bastão de nicotina, alcatão e outras porcarias.

"Nossa saúde é quase perfeita..."

O Conteúdo demagógico dessa afirmação, proferida pelo próprio LUIZ INÁCIO nos dá autorização para ser IRÔNICOS TAMBÉM quando surge a hastag no twitter #LulanoSUS afinal, essa visão, de que a saúde no nosso país é quase perfeita, está MUITO DISTANTE da visão daqueles que enfrentam filas e tem de acordar muito cedo para marcar um atendimento ambulatorial que em muitos casos demora semanas ou até meses, ou daqueles que morrem AMONTOADOS nas emergências dos sucateados grandes hospitais de nosso país, ou daqueles que encontram em siglas como UPA ou REDE CEGONHA a esperança de que algo pode vir a mudar e que efetivamente NÃO MUDA.

Zombar do doente nunca, mas usar sua doença como parâmetro, claro...

Acho que fazer piadas com uma doença, que quando diagnosticada tardiamente é uma sentença de morte, não é legal, não deve ter o apoio da sociedade e principalmente, soa como um desrespeito a vida e as pessoas, porém usar a doença para abrir uma reflexão profunda do que realmente se tornou nosso sistema de saúde e de como essa necessidade básica cada dia mais se torna uma mercadoria de valor cada dia mais alto, isso não só é lícito com é perfeitamente palatável, nossa sociedade precisa muito de momentos como esse para refletir sobre nossas "patologias sociais cronicas"

E se for benigno???

Até agora não ouvi seque um especialista aventar a possibilidade do câncer do ex presidente Lula ser benigno e o tratamento não ser tão traumático quanto se imagina.
A consternação nacional diante do acontecimento, justamente num momento onde a presidenta Dilma (ungida por Lula) enfrenta uma gravíssima crise institucional, pode soar como uma cortina de fumaça, diante desse quadro político atual. Espero não ser crucificado por essa afirmação, mas é uma hipótese que no jogo do poder NUNCA DEVER SER DESCARTADA.

Por fim, aqueles votos de sempre...

Que o presidente Lula consiga estar curado, pois nessa longa trajetória, ver a ele e a seu partido no poder, foi pra mim uma experiência dolorosa, porém muito interessante.

Vamos ver se "a vera" a Esperança vai vencer o Medo (aliás o medo maior, o da morte).

É o que temos por hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário