domingo, 16 de outubro de 2011

"Aos Alunos, com preocupação e um certo medo..."

Peço licença aos amigos que leem nosso blog para fazer uma homenagem a quem inspira, inspirou ou certamente inspirará carreira mundo a fora: O Professor, o texto a baixo é um carta de um Mestre, que parece não ter muito a comemorar...
"Queridos alunos,
Diferente do que vários colegas dizem, que o dia dos professores é o melhor dia do mundo (Pois é ponto facultativo para os professores públicos e feriado Sindical, para os particulares e ninguém vai para sala de aula), eu discordo frontalmente e proclamo: Queria mesmo era estar com vocês.
Pois vejo que cada vez mais o SISTEMA, que pode ter várias caras ou apenas a face suja do DINHEIRO, leva o processo educacional para onde quer, afinal como aprendemos nas aulas de história, "o Poder manipula tudo" e cada vez mais a figura desse profissional que vem a vocês por essa singela cartinha, está mais desacreditada.
Desacreditada pelos meios de comunicação ou mesmo pela Educação Moderna, que acha que pode nos substituir por "vídeo aulas", ou uma apresentação pirotécnica em "Data-Shows" da vida, e que a explicação pode ser dada por um chat, você de um lado da tela e eles do outro, onde você não sabe se quem está te explicando é um profissional gabaritado ou um idiota lendo a wikipedia.
Desacreditada pelas instituições que remuneram mal, quem vai formar desde os engenheiros, arquitetos e médicos até os garçons, balconistas e garis, pois se exige muito a profissionalização dos alunos, mas a formação do cidadão, mais uma vez está em segundo plano, e se fosse apenas a remuneração, tudo bem, como dizem vocês, daríamos o "nosso jeito" trabalhando em 5 ou 6 escolas, mas as condições de trabalho, também não facilitam nossa vida, salas hiper lotadas (até no particular), iluminação insuficiente, material didático problemático e os recursos multimídia cada vez mais escassos.
Desacreditados pelos pais, pois a ânsia imediatista do mercado, faz com que eles não presem pela educação de seus pimpolhos, e sim que eles obtenham cada vez mais rápido o certificado, não importando se ele sabe refletir, analisar ou mesmo protestar, afinal, ele vem de uma geração que também não sabe.
E por fim desacreditados por você mesmos, quando creditam a nós, a responsabilidade apenas de dar "uma prova fácil", "um trabalho em grupo", "um ponto aqui ou ali", esquecendo de prestar atenção no quanto os senhores aprenderam, o quanto os senhores exercem de sua cidadania ou se serão apenas GADO, MASSA DE MANOBRA, "O MANSO POVO BRASILEIRO".
Eu realmente queria estar com vocês, não dando aula normalmente, mas quem sabe, numa aula de campo, fazendo um pique nique e discutindo qual o nosso papel (meu e de vocês) no mundo aqui fora, mas o SISTEMA nos quer robôs, que esperam por suas férias, pelos feriados e pelos "pontos facultativos" da vida, ao invés de querer que nós estejamos SEMPRE JUNTOS.
Gostaria de não ser lembrado apenas como "aquele professor chato, que fala pra caramba e que enche o quadro de matéria, quase obrigando vocês a lerem, e quase obrigado vocês a pensarem", quero ser lembrado como aquele amigo que por dever de ofício tinha que ensinar o conteúdo, mas que por grande amizade e amor, queria lhes ensinar a viver, e dar finalmente cores vivas aquele bordão "mais do mesmo" de que somos "o país do futuro".
Que tenhamos pena de nós mesmos e nos voltemos para a Educação O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL.

Abraço a todos, e obrigado aos alunos (que não são puxa sacos) que me desejaram "feliz dia do mestre" olho no olho, como fazemos nas nossas aulas."

E é o que temos por hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário