quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Jobs: Capitalista sim, selvagem? Talvez. Inovador, GRAÇAS A DEUS...

Antes de começar, quero justificar, O LIMPARPOLITICA é um blog político, falar de Jobs cabe sim nesse veículo, pois politicamente a inovação muda rumos de uma nação.
Vinha da faculdade quando tive contato com a notícia do passamento de Steve Jobs, Presidente e Garoto Propaganda da Apple, que indiscutivelmente mudou nosso jeito de ver a computação e os recursos de mídia digital.
Confesso que estou muito confortável para escrever sobre o "Pai da funcionalidade digital" afinal, sou um consumidor de segunda mão dos produtos Apple, tenho um Iphone 3 (o primeiro) e um ipod touch segunda geração (já estamos na quarta), e não sou um consumidor de moda, sou um consumidor de praticidade, não sou um consumidor de "olha o que eu tenho..." e sim de "olha o que eu posso fazer com isso...", tive contato com o fantástico mundo de JOBS graças ao meu chefe, um auto executivo de uma empresa de consultoria de engenharia e até ali informática, que era fã da praticidade vendida pela empresa da maça.
O universo Apple é notável, é muito caro, porém, é fascinante. Computadores pessoais que travam muito raramente (diferentes dos Microsoft, mas eu sei também que existe todo um casamento hardware e software que microsoft não amarra, mas isso é outra história, pra outro por do sol), equipamentos de facílima utilização, touch screen (telas sensíveis ao toque) e design arrojado com inclinação para durabilidade dos equipamentos.
Confesso que apesar do capitalismo selvagem no qual Jobs estava inserido, e as explorações que sua empresa produz (na indonésia e na India - há rumores de trabalho semi escravo e substâncias que causam câncer), Jobs é a personificação da Inovação, que estava incorporada nos I's que preludiam os equipamentos Imac, Iphone, Ipad, Ipod...
Alguém com trabalho no nome não pode ter vindo ao mundo a passeio, muita gente deveria ir depositar uma coroa de flores: Os chineses e suas cópias xing ling dos produtos do Steve, a Sansumg e a Sony que aproveitaram muito do conceito criado por ele, A Disney que foi reinventada depois que ao ser afastado da empresa, Jobs foi brincar de fazer desenhos animados na PIXAR, empresa essa que foi vendida pelo próprio Steve para a Disney por uma grande fortuna, os artistas, que graças ao Itunes (a loja virtual de conteúdo da apple) APRENDERAM a disponibilizar conteúdo (pena que não de forma barata).
Como futuro professor de história, porém informata de profissão, tenho obrigação de proclamar, na informática moderna vivemos os período A.J (antes de Jobs) e não me atrevo a deitar falação sobre o que será das inovação no D.J (depois de Jobs), porém me atrevo a informar que o sabor competitivo das inovações da APPLE precisa se manter vivo, a centelha da inovação produzida por JOBS não pode morrer com ele, afinal eis o momento de mostrar que a empresa é uma filosofia e não simplesmente uma pessoa.
Como numa piada que acabei de ler no twitter, agora Jobs se encarrega de cuidar do Icloud (Inovação nas Nuvens) pessoalmente, no meio delas.

E ficamos por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário