sábado, 8 de outubro de 2011

Dignidade, o princípio que falta aos seres humanos.

"Se você agir sempre com dignidade, talvez não consiga mudar o mundo, mas será um canalha a menos." - John Fitzgerald Kennedy - Presidente assassinado dos Estados Unidos.

Este espaço está sempre reservado a discussões políticas, mas atualmente discutir política passa obrigatoriamente por ser digno: Do cargo que exerce, das responsabilidades que lhe impõe o cargo e principalmente a dignidade de saber que aquilo (o poder) é transitório.
Hoje resolvi após uma semana onde o tema dignidade me foi muito sensível, resolvi debater abertamente com todos aqueles que leem estas mal escritas linhas o que acredito ser dignidade dentro do meio político.
Ao visitar rapidamente todos os casos de corrupção ou mesmo de má utilização de um mandato político, não é leviano dizer que dignidade passa muito longe a todos que se envolvem nesses eventos.
Mas será que nós, sim, aquele que vota, que elege, que põe lá esses seres sem dignidade, somos dignos o suficiente para apontar o dedo para eles??? Dúvidas, bem vamos refletir sobre elas.
Quando resolvemos por exemplo, subornar o guarda da esquina, com uns trocados pra ele fazer vista grossa para poder manter nosso veículo em local proibido, estamos dando alguém exemplo de dignidade?
Quando nos valemos de uma vantagem qualquer, indevida, seja no trabalho, na faculdade, no ônibus ou mesmo nas nossas próprias casas, estamos sendo dignos?
Mas alguém pode intervir dizendo: "Caramba, eu não sou santo, também cometo meus "errinhos" se necessário for..." Pois bem, as vezes é muito prático pra nós evocar a "Lei de Gerson"(Lei essa que nunca existiu no futebol ou em qualquer lugar), e obter a mesma praticidade ao criticar os larápios e os espertinhos que infestam o poder, aliás infestam a nossa sociedade.
Não estou aqui tecendo uma crítica, a você pessoalmente, que lê tudo que escrevo aqui, mas te convido a uma reflexão sobre, o que faremos sobre nossas vidas, nossos votos e nossa sociedade. Precisamos muito começar a mudança por nós mesmos, mas não podemos deixar essa centelha de esperança se esmorecer.

E é o que temos por hoje...

Nenhum comentário:

Postar um comentário