quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Instituições - será que a gente ainda entende o que são???

sf (lat institutione) 1 Ato ou efeito de instituir. 2 Instituto. 3Coisa instituída ou estabelecida. 4 Regra, norma. 5 Nomeação de herdeiro. sf pl Leis fundamentais de uma sociedade política.I. social, Sociol: complexo integrado por idéias, padrões de comportamento, relações inter-humanas e, muitas vezes, um equipamento material, organizados em torno de um interesse socialmente reconhecido. (Fonte MIchaelis On Line)

Quis antes de iniciar o texto definir usando o "pai dos burros" a palavra "INSTITUIÇÃO" pois já que tratarei da crise INSTITUCIONAL que vive nossa civilização, quis beber a fonte que o sentido da palavra nos remete.
Eu poderia citar Foucault e seu discurso sobre as instituições, para legitimar as palavras ásperas que pretendo escrever nesse texto, porém admito que seria um acinte citar um filósofo tão importante num texto que falará de tanta podridão.
Graves crises institucionais abatem nosso país: O Executivo que superfatura, rouba e protege os "mal feitos", o Legislativo que faz do Congresso um balcão explícito de negócios e negociatas, E o Judiciário que hora toma decisões controversas e se vale da Lei para tal, e noutras tenta impedir a sociedade de acompanhar seu papel de forma objetiva ou mesmo de rechaçar organismos do próprio judiciário de "cortar na carne" e buscar as mazelas.
E eu não tô escrevendo sobre algo hipotético e genérico não, escrevo sobre O caos na saúde e a tentativa do governo de enfiar mais um imposto guela a baixo do já empobrecido contribuintes, das crises de segurança pública onde não se sabe quem é mais cruel: A Polícia, o Ladrão ou a autoridade que comanda a polícia, de sessões de fantasia que deliberam com plenário PRATICAMENTE VAZIO num teatro dos horrores que não justifica tantos gastos que se fazem, e por fim falando de um lado de uma juíza que morreu praticando o direito de fato e de magistrados que usam a tribuna (qualquer que seja ela) pra denunciar que por trás de togas negras escondem-se bandidos de intenções obscuras.
Não gosto de meter o dedo na ferida, não gosto de apontar o dedo, pois como cidadão também sou falho, mas não posso admitir pessoas que são INSTRUÍDAS E LETRADAS usarem os subterfúgios que a lei os faculta para LESAR O ERÁRIO, PARA ROUBAS A POPULAÇÃO, PARA FAZER SUAS PRÓPRIAS LEIS.
E com isso as instituições são usurpadas, maculadas e usadas para o bel prazer de quem governa, para a vontade de quem manipula e principalmente alienando a vontade das pessoas, do povo, do cidadão que paga, seus impostos.

Desculpem a indignação, mas minha vida, cheguei a essa conclusão, É MOVIDA POR ELA, infelizmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário