sábado, 24 de setembro de 2011

Parcerias Público Privadas, e eu com isso...

Desde que o Brasil inaugurou uma nova modalidade de Administração as PPP (parcerias público privadas)
Mas confesso que não entendi ainda como elas se processam, mas ao que parece o Público oferece o melhor ao privado e o Privado nos dá enquanto público, SEU PIOR.
O Rock in Rio por exemplo, demonstra o raciocínio que esbocei no parágrafo anterior é facilmente aplicável, deixa eu ajudar a você a entender meu pensamento:
A ARTPLAN organizadora e idealizadora do ROCK IN RIO, tem uma PPP com a Prefeitura do RJ para a construção de uma Praça Olímpica, espaço que será utilizado em 2016, porém poderá explorar o espaço na realização desses eventos até essa data, ou mais, não tenho essa informação.
Como o espaço público, toda a infra estrutura básica (limpeza pública, transporte, urbanismo e segurança) são fornecidos pela Prefeitura do RJ.
Bem, mas no primeiro dia do Rock in Rio o que vimos foi:
Limpeza Pública: Organizada e executada pelos GARIS DA COMLURB, nossos bravos agentes de limpeza que CREIO EU não recebem um centavo por isso.
Transportes: Um samba do Crioulo Doido, ferrado, onde a FETRANSPOR FEZ O QUE QUIS, a prefeitura pareceu se eximir de QUALQUER RESPONSABILIDADE e os expectadores sentiram-se (com toda razão) desrespeitados pela entidades dos donos das empresas de önibus.
Urbanismo: A beleza da "Cidade do Rock" é um ponto positivo da ARTPLAN, porém, será que a manutenção continuá sendo honrada por ela???
E por fim a Segurança Pública: No evento da Artplan, existiu uma separação latente: A PARTE EXTERNA era policiada pela BRAVA PM e documentada pela Polícia Cívil, com a Guarda Municipal (em greve) cuidando do trânsito, Porém do lado de dentro da "Cidadela" uma equipe de segurança de PORTUGAL, foi contratada para "proteger" os "roqueiros" que aliás não foram protegidos, teve arrastão, briga, consumo excessivo de álcool e drogas, porém o que podiam fazer os Seguranças??? Eles não tem poder de polícia mesmo.
Pois bem, reforço que valores foram invertidos, a COMLURB DEVERIA CUIDAR DO EXTERNO E UMA EMPRESA PRIVADA LIMPAR A CIDADE DO ROCK.
A segurança, essa sim, NUNCA PODE SER ENTREGUE A PARTICULARES.
Se as coisas não forem transparentes, teremos um problema muito sério de gestão na Olimpíada e no evento que bate mais a porta: A COPA DO MUNDO.

É o que temos por hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário