domingo, 14 de outubro de 2012

Sempre um motivo para fazer Higiene Social...

Queria a um dia do dia dos mestres, fazer uma homenagem a uma professora que me ajudou a formular esse pensamento, então é uma homenagem a professora Beatriz de Oliveira Martins, minha Mestra em História do Rio de Janeiro, que me ajudou a descobrir um pouco mais da cidade que tanto amo e que infelizmente tão descaracterizada.
O Rio de Janeiro desde a colonização vem sendo "moldado" de forma perversa. Sempre desejaram implantar um modelo: Primeiro, uma Portugal Tropical, depois com a República, Pereira Passos tentou transformar o RIO numa França, impondo não só a Arquitetura Francesa, como os hábitos e costumes europeus (as roupas quentes, as saudações em francês e até o Carnaval foi moldado aos padrões de Veneza, com fantasias oriundas desse carnaval), o tempo foi passando, outros prefeitos passaram pela cidade e tentaram imprimir suas marcas, inspiradas noutros pontos de nossa terra, CARLOS LACERDA, CHAGAS FREITAS, CESAR MAIA E AGORA EDUARDO PAES quer aproveitar para colocar a cidade com a cara da Inglaterra, por conta da Copa e das Olimpíadas.
Vale salientar que cada mexida dessas, implicou numa reorganização não só urbana como uma higiene social, tirando dos centros urbanos e de áreas onde os turistas poderiam circular, o povo carioca, ou os marginalizados cariocas.
PEREIRA PASSOS COM SEU BOTA BAIXO, LACERDA E SUA "CIDADE DE DEUS", CHAGAS FREITAS E OS PONTOS DE ÔNIBUS QUE CAIAM NA CABEÇA DOS POBRES, CESAR E SUA MEGALOMANIA DE TRANSFORMAR O RIO EM BARCELONA..., cada um deles colocou os pobres para mais longe, apesar de se valer deles para construir seus OBELISCOS, FAZER SUAS URBANIZAÇÕES OU POR A BAIXO O QUE QUER QUE FOSSE.
Um novo "Bota a Baixo" se orquestra sob a Batuta de Eduardo Paes com o apoio do Governador Sérgio Cabral, hoje por exemplo tivemos mais um episódio: A "PACIFICAÇÃO" DOS COMPLEXOS DE MANGUINHOS E DO JACAREZINHO, com tanques, demonstração de poder ao meu ver desnecessária, já que as inúmeras indiretas do tipo "VAMOS ENTRAR, ESTAMOS ENTRANDO..." fizeram com que os bandidos que são marginais mais não são burros, abandonassem seus domínios e fossem buscar novos locais para parasitar.
O Secretário de Segurança afirma categoricamente: "É o fim da FAIXA DE GAZA" e eu desafio o SECRETÁRIO BELTRAME COM A SEGUINTE AFIRMAÇÃO: REFAÇA SUA FALA SECRETÁRIO FANFARÃO, a FAIXA DE GAZA SÓ VAI MUDAR DE LUGAR, aliás já mudou...
As novas FAIXAS DE GAZA senhor secretário de segurança, estão na Zona Oeste (cito Av´s Santa Cruz e Cesário de Melo), na BAIXADA FLUMINENSE (Via Light, Estrada de Madureira e Arroio Pavuna) e em Niterói (a região do Morro do Estado e outras) sua política de UPP´s apenas pulverizou essas FAIXAS DE GAZA, tirando as da LEOPOLDO BULHÕES (que muitas vezes passei para buscar minha filha, confesso, é o circo dos horrores).
O problema é que não se prendem os FIGURÕES DO TRÁFICO, ou melhor, até prendem, mas levam o confronto para as áreas mais remotas, será que o morador da Zona Oeste, da Baixada ou de Niterói precisam menos de paz que os moradores das Zonas Norte, Sul e Leopoldina?
Pois bem, Sergio Cabral e Eduardo Paes são os novos Rodrigues Alves e Pereira Passos, a diferença que é os últimos usaram a saúde pública para a HIGIENE SOCIAL os primeiros usam a SEGURANÇA PÚBLICA para isso.
Começo a acreditar que pelo menos no RIO DE JANEIRO a experiência do tempo cíclico do Calendário Maia (civilização) acontece, pois usando um termo chulo e vulgar mas que cabe como uma luva para o que vivemos: A MERDA CONTINUA A MESMA, MUDAM APENAS AS MOSCA E OS PARASITAS QUE NELA SE INSTALAM.

É o que infelizmente temos para hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário