terça-feira, 16 de outubro de 2012

PATRIMÔNIO HISTÓRICO? PRA QUÊ?

Ao ver a disposição do governador Sergio Cabral em passar para iniciativa privada determinados espaços: O Quartel da Polícia Militar no Leblon, O QG da PMERJ no Centro do RJ e agora a desapropriação de Manguinhos com vista a fazer um conjunto habitacional, mostra a falta se tato de nossos governantes com algo que deveria ter relevância para as gerações futuras: O PATRIMÔNIO HISTÓRICO.
Vou tal e qual um esquartejador, pegar por partes cada um dos exemplos a cima para ilustrar o descaso de CABRAL com o Patrimônio e seu descomprometimento com a História da Cidade:
- Quartel da PM no Leblon: Foi implantado em 3 de junho de 1988, por ordem do então governador Leonel Brizola, que viu a necessidade de um destacamento mais robusto face ao crescimento das comunidades Vidigal e Rocinha, um espaço de 5.800 m² de área que inclusive tem vegetação (apesar de mal cuidada), daria lugar a um empreendimento imobiliário, já que sua localização é EXTREMAMENTE VALORIZADA o que desperta a cobiça de vários investidores do ramo de imóveis. (fonte Site PMERJ e Site Abaixo Assinado APA-LEBLON)
- Quartel Central da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro: 
Foi construído em 1740 pelo engenheiro José Fernando Pinto Alpoim, morto em 1766, e que assinou uma série de obras marcantes no tempo do reinado, todas antecedendo a independência do Brasil em 1822.
1) Sediou o Corpo de Guardas Permanentes, que era comandado pelo Duque de Caxias, no período de 1832 a 1839, e
2) Em 10 de julho de 1865, partiram do Quartel 510 oficiais e praças para lutar na guerra do Paraguai, sob a denominação de 31º Corpo de Voluntários da Pátria. Naquela época, o Quartel era denominado de Barbonos da Corte.
(Fontes Jornal On line Tribuna da Imprensa (coluna de Pedro do Coutto e Justificativa de Projeto de Lei para o tombamento da edificação)
- Refinaria de Manguinhos: A refinaria iniciou suas operações em 14 de Dezembro de 1954 durante a campanha "O petróleo é nosso". Em 1998 a companhia argentina Yacimientos Petrolíferos Fiscales (YPF) passou a dividir o controle com o Grupo Peixoto de Castro. Com a fusão da YPF com a Repsol, em 1999, a refinaria passou a ter parte do seu controle como sendo da nova companhia Repsol YPF. Existiu um projeto em 2007 para a produção de biodiesel a partir de óleo de cozinha usado., não sendo implementado. Em 17 de Dezembro de 2008 o Grupo Andrade Magro, através da Grandiflorum comprou o controle acionário da refinaria por 7 milhões de reais.
Em 2008, Manguinhos foi adquirida pelo Grupo Andrade Magro, através da Grandiflorum Participações. Com a compra, o Grupo também adquiriu suas subsidiárias Manguinhos Química e Manguinhos Distribuidora. E, de imediato, reiniciou os projetos da Refinaria. (fionte Wikipedia)
Portanto, se ler com cuidado cada um desses itens o governador deveria pensar DUAS VEZES antes de vender ou desapropriar para outros fins os imóveis acima citado, afinal, ele já está responsável por tirar de circulação um de nossos patrimônios que é o bondinho de Santa Teresa por uma ação DESASTROSA E INCOMPETENTE de seu SUBSERVIENTE E ACÉFALO Secretário de Transporte (Que não tem formação NENHUMA DE TRANSPORTES - É ADMINISTRADOR ESCOLAR) Julio Lopes.
Não interpretem minha revolta como elitista, pois eu acho também que o pessoal do MANDELA, MANDELA DE PEDRA, SAMORA MACHELL E JACAREZINHO precisa morar com dignidade, agora, as custas do patrimônio histórico ou mesmo do emprego de trabalhadores para "embelezar a cidade" é dose para mamute no período da gestação.

É o que revoltado, tenho para hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário