domingo, 9 de setembro de 2012

Democracia de melindres

Muito falamos nós sobre o exercício da democracia, e dos direitos democráticos e nossos deveres, porém, infelizmente, não usamos isso em nosso favor, muito pelo contrário, oprimimos as pessoas, usando poder político, poder econômico, poder intelectual e atualmente o poder da "moda" para influenciar e oprimir as pessoas.
Acho que o leitor deste blog entende perfeitamente do que estou falando, porém passo a explicar cada uma dessas influências afim de que você se identifica ou identifique amigos que se influenciam a  partir de um desses poderes.
No poder político, as pessoas se influenciam levianamente pelo partido que está ganhando, quer seja nas pesquisas ou mesmo no poder naquele momento.
O poder econômico influencia negativamente quando se tenta mobilizar as pessoas não com idéias, mas com shows, churrascos, cerveja e outras coisas que político faz para "comprar" o voto.
A alienação pelo poder intelectual é quando alguém ou por empatia ou "no grito" influencia um grupo a ponto de mandar nele, essa influencia na minha humilde opinião é covarde pois as vezes é exercida por profissionais cuja ética deveríamos presas: Advogados, Médicos, Professores (esses mais ainda pois estão lidando com matéria prima de fácil manipulação), Pastores e lideres religiosos, todos esses que deveriam usar seus discursos edificando uma sociedade, utilizam para MARGINALIZAR OS DEMAIS, não é raro quando ouvimos "nosso povo é burro", "nosso povo não sabe votar", "esse povo só quer saber de baderna", mas imediatamente me vem uma pengunta a cabeça, o que esses profissionais de NÍVEL SUPERIOR faz para libertar seu povo dessa opressão? NADA, UTILIZAM SE DO SEU CONHECIMENTO PARA O OPRIMIR AINDA MAIS: "EU SEU MAIS, VOCÊ NÃO SABE NADA ENTÃO É MELHOR QUE VOCÊ FAÇA O QUE EU QUERO" (tô cansado de ver gente agindo assim)
Mas o mais engraçado disso tudo, é que quem deveria formar cidadãos se deixa influenciar pelo "PODER DA MODINHA", tá achando esquisito, eu explico com algumas frase que você certamente já ouviu sobre determinados candidatos: "Eu vou votar nesse pq. é o candidato dos ARTISTAS, o cantor e compositor fulano, vota nele, então eu vou votar, o cineasta fulano vota então eu vou votar...", DANE-SE O COMPOSITOR FULANO, DEFEQUEI PARA O CINEASTA FULANO, eu sou capaz de formular minha própria consciência e votar em alguém porque o cara tem propostas inteligentes e é capaz de governar minha cidade, meu estado, meu país.
Ou aprendemos a fundamentar nosso voto com argumentos inteligentes e inteligíveis ou cometo a ousadia de dizer que NUNCA DEIXAMOS A DITADURA, AFINAL NOS LIVRAMOS DA MILITAR E NOS METEMOS NOUTRAS PIORES, A DA MÍDIA, A DO PODER, A DO DINHEIRO E A DO ALIENAR QUALQUER UM QUE SEJA FACILMENTE MANIPULÁVEL...

Como diz um grande professor de ciências sociais meu grande amigo "Ou passamos a gostar de política ou continuaremos governados por quem gosta muito mais que nós".

E é o que temos para hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário