terça-feira, 25 de setembro de 2012

A eleição das cortinas de fumaça.

No dia de hoje 25/09 estou antecipando a minha coluna da quarta feira que sempre fala das sucessões municipais para falar a respeito de um tema que parece os candidatos tanto do Rio de Janeiro, quanto de São Paulo abordam com soluções novas sem pensar em dar um "banho de loja nas antigas": Transportes Públicos.
Em São Paulo, uma linha em especial a SAFIRA (que liga Camon Viana ao Brás) e é administrada pela CPTM (*uma empresa estadual) tem levado passageiros a atos extremados de vandalismo, também pudera, é impossível ser feliz com constantes atrasos e principalmente desrespeitos.
No Rio de Janeiro a INCOMPETENTE SUPERVIA tem a duas semanas feito da vida de seus usuários um verdadeiro inferno, que teve seu capítulo mais trágico hoje, quando no descarrilamento de uma composição oriunda de Japeri (sempre Japeri) diante da estação Madureira feriu 16 sendo que um dos feridos perdeu um dos dedos da mão, e a imprensa diz que não houve "feridos graves".
Como não pode ser grave um trabalhador que pagou R$ 2,90 pelo bilhete que ao invés de o levar ao trabalho o levou a mutilação? Como não é grave uma estação ser afetada estruturalmente e ameaçar cair? Como não é grave que a empresa que vem cometendo as piores atrocidades com os passageiros continue operando um serviço?
Os candidatos em seus municípios principalmente os do RJ e de SP vem com ideias mirabolantes: Em São Paulos, VLT´s (Veículos Leves sobre Trilhos), mais corredores expressos para ônibus, sincronia de sinais para dar prioridade a passagem dos ônibus. mas pouco se fala em melhor os serviços do Metro e da CPTM (que por mais que não seja competência municipal, ao prefeito cabe defender os seus, portanto colocar a máquina do Município para cobrar do Estado Providências.
Já no Rio de Janeiro, É BRT pra cá, BRT pra lá, O candidato da oposição manda que vai revitalizar o bonde com este passando pelo Centro do RJ (mais quebradeira, mais obra, mais empreiteira ganhando dinheiro) e eu não vejo uma voz de levantar para enquadrar a Supervia e a Metrô RJ.
O cenário político atual no que diz respeito aos transportes não nos anima, mas eu quero ser MICO DE CIRCO se no próximo debate eles não usaram os acidentes nos transportes para tripudiar sobre o lombo, já dolorido da população.
Ah e o tema cortina de fumaça é pra deixar claro que SUPERVIA vai levar 30 dias para dizer as causas do acidente em madureira, vai na verdade esperar que outro incidente faça esquecer o povo deste que estamos presenciando. "É o velho truque da cortina de fumaça" (Parafraseando um humorista famoso).
Eles continuaram confiando em nossas memórias curtas e na comoção imediata por outros casos.
Isso irrita, isso chateia e dá muita raiva.
E é o que temos por hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário