segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Pará, plebiscito e o resgate da esperança.

Acreditar na democracia nos dias atuais é complexo e complicado, pois ao não assistir mobilizações populares que remetam a contrariedade da corrupção galopante em nosso país, pois bem, não é que a população do Pará resolveu nos dar uma ponta de esperança?

O Plebiscito do dia 11/12/2011 cuja motivação era dividir em 3 o estado do Pará criando outros dois municípios aconteceu e um NÃO sonoro e retumbante foi dado a corja dos nossos políticos que desejavam criar mais 2 câmaras Estaduais, 6 vagas para senadores e por aí vai...

Pois bem, não só o povo paraense colocou água no chopp desses políticos como nos fez crer que ainda possa haver um sentimento de dignidade por parte da população que vem sendo esfoliada com o passar do tempo.

Era certo que a divisão do Estado do Pará não atendia apenas a uma demanda dos políticos mal intencionados de plantão, mas também a indústria da extração mineral que queria na verdade era justamente "dividir para conquistar", no caso, dividir para usar ainda mais aquele povo e os recursos minerais daquela terra.

A gastança de 19 milhões de reais pelo TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL no que diz respeito do pleito, pode até ser perdulária, porém mostrou aos nossos políticos que qualquer tentativa de cima para baixo de criar ainda mais mecanismos de poder que na verdade são vão tomar ainda mais dinheiro do já combalido contribuinte, é dinheiro de pinga, perto dos gastos ainda maiores com a criação dos dois estados oriundos daquela divisão.

Não me parece certo criticar a feitura do referendo, na verdade já que a JUSTIÇA ELEITORAL bateu no peito e disse que poderia fazer quantos pleitos mais fossem necessários, encaminharia (se pudesse) ao congresso nacional uma lista com outros plebiscitos que poderiam ser feitos em nome da vontade popular:

- PARA QUE O SARNEY FINALMENTE DESAPEGUE DO PODER,
- PELO O JULGAMENTO POPULAR DO MENSALÃO,
- PELA APLICAÇÃO DO FICHA LIMPA E PELO FIM DO VOTO SECRETO,
- PELA OBRIGATORIEDADE DOS POLÍTICOS NA UTILIZAÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS DE SAÚDE,
- PELO IMPEACHMENT DA PRESIDENTA DILMA, FASE A QUANTIDADE DESCOMUNAL DE MINISTROS QUE CAÍRAM EM SEU GOVERNO...

São algumas das minhas sugestões, é obvio que se fizessemos um referendo saberíamos de muitas outras necessidade de consultas ao povo que realmente são necessárias ou invés de gastar dinheiro tentando criar ainda mais casas de leis e palácios de governo.

Fica aqui meu carinho ao povo Paraense e que sirva de exemplo para o resto do país: A DEMOCRACIA PRECISA SER EXERCIDA E EXERCITADA, COM CIVILIDADE E PRINCIPALMENTE COM COERÊNCIA.

Forte abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário