sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Julgamento do Mensalão, 1º debate nas Capitais e Roberto Jefferson

Geralmente eu lanço mão de um tema para chamar a atenção do caríssimo leitor deste humilde blog, pois já dizia um velho professor de redação "Um título é o chamamento para o texto que se escreve, e geralmente deve ser escolhido por último", mas confesso que sempre contrario esta máxima escolhendo primeiro o título para a partir dele desenvolver minhas análises, e claro, procuro caprichar nisso.
Bem vemos começar pelo julgamento do Mensalão petista, que tenho acompanhado MUITO DE PERTO como aliás deveriam fazer todos os brasileiros, porém os RITOS INICIAIS e as QUESTÕES DE ORDEM colocadas pelos juristas arrastam o cronograma e esse processo pode terminar com toda boa vontade no DIA DE NATAL, vale lembrar que de início tentou o Ministro Lewandowisk desmembrar o processo, mas como esse já havia sido analisado e outras tentativas de desapensa lo foram frustradas, Lewandowisk saiu se derrotado, porém como bem disse Cristiana Lobo (comentarista da Globo News de política) isso é só um indício de outras procrastinações a que o processo estará sujeito e eu confesso que concordo em gênero número e grau com ela.

Sobre os debates nas capitais, achei em primeiro lugar que a divulgação por parte do grupo Bandeirantes de Comunicação foi muito pequena dada a relevância e a importância que este debate teve, afinal é o primeiro contato dos AGORA CANDIDATOS com a grande mídia. Engraçado como nos dois debates além do tema MENSALÃO SER LEMBRADO, no de São Paulo muito mais pois FERNANDO HADDAD é o representante do PT na eleição municipal, e massacrado pelos demais (menos por PAULO PEREIRA DA SILVA (o Paulinho da Força), José Serra e Celso Russomano saíram do debate sem arranhões assim como Eduardo Paes (que era o alvo a ser atingido), impressões sobre os debates:
DE SÃO PAULO:
FIDELIX - Homem engajado mais sem nenhuma experiência, se portou como "pobre coitado" no debate e assim não conquistará o Eleitor.
CHALITA - Discurso pacifista, acolhedor, não bateu, mas também não apanhou.
PAULINHO DA FORÇA - Em busca de um projeto pessoal, no fundo tá tirando votos da BASE DO GOVERNO, o que creio, vai ser cobrado, lá na frente.
HADDAD - Em uma frase "Sugiro que ele faça o ENEM".
GIANAZZI - Se apoiou na atuação parlamentar do PSOL, atacou forte SERRA, mas tem muito poucas chances, apesar de se articular muito bem.
SONINHA - Eloquente, inteligente, porém seu passado a condena (aquela historinha da subsecretaria de artesanato) DEU UM BELÍSSIMA PORRADA EM RUSSOMANO que soube se esquivar, mostrando que o ex repórter do "Aqui e agora" não veio ao mundo a passeio.
RUSSOMANO - Advogado, jornalista com experiência em defesa do consumidor, foi alvo de alguns candidatos, especialmente se SONINHA que lhe colocou numa "Saia Justa" ao falar de seu mentor e atual desafeto PAULO SALIM MALUF.
SERRA - Muito bem articulado mais paira sobre ele a sensação de que MAIS UMA VEZ NÃO VAI COMPLETAR O MANDATO, como foi bem lembrado por outros candidatos.
EM RESUMO, debate quente, e sem o mandatário atual tentando se reeleger, O QUE FAZ O CHUMBO FICAR MAIS TROCADO E MAIS QUENTE DE AMBAS AS PARTES, AINDA ACHO QUE É UMA ELEIÇÃO INDEFINIDA, NÃO HÁ NINGUÉM GARANTIDO, PELO MENOS POR ESSE DEBATE AO SEGUNDO TURNO.
DO RIO DE JANEIRO:
ASPÁSIA - Apática, desarticulada e principalmente muito nervosa, sem chances de chegar a qualquer lugar, o PV deu realmente um tiro no pé ao lançar candidato próprio ao ter se aliado ao Freixo
OTÁVIO LEITE - Mostrou que tem experiência principalmente com seu campo de atuação, acessibilidade e deficientes físicos, exaltou no início do programa a questão do mensalão, numa pequena porradinha no PAES.
RODRIGO MAIA - Cópia mal acabada (assim como a Cidade da Música) de seu Pai, exaltou sua juventude, foi macho, não escondeu CLARISSA GAROTINHO (sua vice) e prometeu trabalhar com as entidades religiosas (chamando o vínculo do Garotinho pra ele), ah e puxou o saco do servidor público como ninguém.
FREIXO - Confesso que esperava muito mais de um candidato de esquerda radical, bateu muito pouco em Eduardo Paes quando teve oportunidade (SE SOU EU BATERIA MAIS E MUITO MAIS FORTE) e exaltou como ponto fraco o ponto que parece mais forte do Governo Paes a Educação que é conduzida de forma extremamente louvável (apesar de conhecer apenas as escolas da Zona Oeste) de Claudia Costin. Acho que ele ficou com medo de alguém tocar o dedo naquela "mentirinha" de exílio que ele mesmo plantou.
EDUARDO PAES - Diferente de São Paulo, onde Kassab não estava lá pra levar as porradas, Paes não se esquivou das perguntas "casca de banana" apesar de não tocar no tema O.S´s. (Organizações Sociais, sem fins lucrativos (me engana que eu gosto) que são responsáveis pela gestão da Saúde (UPA´s  MUNICIPAIS e CLINICAS DA FAMÍLIA) em sua totalidade) faltou alguém para ataca lo com arrojo, mais saiu ileso do debate.
EM RESUMO, debate morno, onde se esperava MUITO MAIS do candidato FREIXO que das duas uma, ou está se preservando para o debate na VÊNUS PLATINADA (REDE GLOBO) ou realmente vai levar a campanha com essa política de FREIXINHO PAZ E AMOR.

Para concluir não posso esquecer de ROBERTO JEFFERSON que descobriu um tumor maligno em seu intestino, posso estar sendo RADICAL E SARCÁSTICO DEMAIS, porém algo tem de ser maligno nessa figurinha que só guelou o mensalão por não recebe tudo que achava que merecia E TÔ FALANDO COM CONHECIMENTO DE CAUSA. Bem que ele se cure, ou se não se curar, que junte se a AMARAL NETO...

É o que temos para hoje turminha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário