sábado, 9 de julho de 2011

A polícia e a Política - uma análise descompromissada.

Eu queria começar esse texto, fazendo uma referência ao Ex Governador Leonel Brizola, ele dizia que quanto mais escolas fossem abertas, menos cadeias necessitariam ser feitas.
Apesar de sempre acharem que o caudilho no fundo "protegia bandido", "era populista"e "queria era inflar as favelas", Brizola era realmente muito preocupado com o ranço do regime militar que nossas polícias sempre tiveram de "atirar primeiro e perguntar depois..."
Marcelo Alencar, ao invés de enveredar para o caminho da Educação, construindo escolas, fez o caminho inverso, criou gratificações para quem "matasse bandido" respaldando ainda mais a política do enfrentamento.
Quando finalmente parecia que uma política de segurança iria se voltar para as comunidades marginalizadas, o que vemos foi a retomada do Estado de áreas onde ele não entrava na base do "Urutu" e na base do aviso: "Sai bandidagem, que o Estado vai entrar de sola..."
Mas pra onde foram esses bandidos que a "vitoriosa" estratégia das UPP's defenestrou das comunidades da Zona Sul, e do entorno do cinturão do estádio do Maracanã?
O caso Juan responde a essa pergunta, acrescentando justamente um aspecto novinho em folha: Policial de critério hoje, está na Zona Sul, forte a minha afirmativa?, não é não, e eu provo.
Durante as ocupações das UPP's poucos tiros e poucos confrontos aconteceram, porém na Zona Oeste, região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e Baixada Fluminense, o pau vem quebrando sistematicamente, os comandantes de Batalhões da PM parecem fechar os olhos para essa realidade, ou mesmo o tom dos confrontos realmente parece ter arrefecido.
Gente, posso pegar o exemplo do Comandante do 14o Batalhão - Comandante Djalma Beltrami que parece perdido em sua área de atuação, afinal os piores confrontos estão justamente na sua jurisdição: VILA VINTÉM, VILA KENNEDY, VILA ALIANÇA, a bandidagem tá fazendo a festa, os confrontos parecem intermináveis, e o comandante parece fazer sempre o paliativo, o pau tem comido e ele não larga o osso.
Pois bem, parece que a Polícia virou problema político, policiamento e politicagem não caminham juntas, podem acreditar.

Forte abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário