sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

Retrato em branco em preto


Retrato em branco e preto de uma tentativa de golpe ou pelo menos uma tentativa de desmoralizar o Estado Brasileiro e suas instituições.


    Brasília fara um ato em desagravo aos acontecimentos que culminaram nos acontecimentos do dia 08/01, algumas discussões historiográficas e sociológicas, no campo das ciências políticas precisam ser passadas a limpo, principalmente, para não prejudicar o teor dos atos que aconteceram nessa próxima segunda feira.
    
    O Brasil parece não ter se acostumado com a democracia, pois em qualquer crise institucional evocam-se forças estranhas ao quadrante democrático, ou achar que ainda existe "poder moderador" quando essa instituição não é contemplada no arcabouço constitucional.

    Realizado esse preâmbulo é inacreditável que alguns governadores de Estado, ainda que não sejam do espectro ideológico governamental vigente, não participem do ato convocado pelos três poderes da república.

    Não se trata de um ato político partidário, por mais que se sugira isso (afinal hoje, a democracia parece ser um valor de esquerda e a liberdade um valor de direita, ainda que liberdade esteja relacionada com responsabilidade), trata-se da democracia sendo cultuada e venerada pela sociedade, afinal, nada se estabelece se este valor político social não se garantir.
    
    Por mais que existam arestas a serem aparadas entre os dos campos ideológicos (principalmente suas alas mais radicais) nada, deveria se sobrepor ao ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO pois qualquer coisa fora disso flerta com o totalitarismo e principalmente com o fascismo, algo que o mundo não cansa de experimentar.

    Enfim, que os governadores que optaram por não participar desses atos passem pelo escrutínio de suas federações, afinal somos uma república federativa, e que essas federações possam compartilhar conosco as impressões sobre esses governadores que parecem não se importar com a democracia e com a integridade das instituições. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário