quinta-feira, 26 de outubro de 2023

PRIVILÉGIOS, o que são, para quê servem, onde são buscados...

Reflexão sobre foto da Colibri
https://colabcolibri.com/poder-privilegios-vantagens-acesso-e-bem-estar/


Que tal um momento para refletir sobre o nosso sistema de poder a os privilégios que ele impõe a algumas CASTAS em detrimento de toda uma população e o que a busca por esses privilégios ocasiona.

É importante antes de mais nada entender o que é um privilégio e o que é um direito adquirido, pois por exemplo, algumas cabeças coroadas entende que por exemplo a lei de cotas é um privilégio, quando na verdade é um direito adquirido por conta de uma luta por equiparação e que tem validade, afinal é uma reparação histórica.

Um privilégio é uma benesse que uma determinada casta outorga a si ou consegue apartir de uma influência sobre determinado assunto ou poder, portanto, é fruto de uma barganha ou uma interposição de força, vou colocar aqui alguns exemplos de privilégios e as categorias que o detem, e como as detem:

Forças de Segurança (polícias civis, militares, rodoviárias, federais e bombeiros)
O porte de arma indiscriminado (quer dizer independente do horário e do exercício de funções laborais) É SIM UM PRIVILÉGIO, apesar da alegação ser de auto defesa em função de sua função, apesar de TODOS NOS SABERMOS que essa arma, que deveria ser objeto de defesa, mas é usada por ele por exemplo numa briga de transito, como objeto de coação e até mesmo para integrar uma milícia.

Forças Armadas Militares (Marinha, Exército e Aeronautica)
Além das prerrogativas das forças de seguranças, somam se aos seus privilégios, aposentadoria integral ao ser colocado na reserva, independente da idade, em caso de expulsão sua esposa recebe PENSÃO INTEGRAL pois esse é considerado MORTO para corporação, as filhas dos integrantes dessas forças tem direito a pensão até que se casem e seus pais orientam que estas NÃO CASEM FORMALMENTE.

Políticos (independente do poder a que pertençam) 
Além de pinduricalhos diversos e variados, estes tem acesso a negociações por compras nos governos que representam, indicações em cargos em comissão dentro de repartições, fundações e autarquias e principalmente nos dias atuais, o legislativo usa suas prerrogativas para EXTORQUIR dos mandatários do poder executivo ainda mais privilégios, um exemplo clássico atual é o PRESIDENTE DA CÂMARA DOS DEPUTADOS ARTHUR LIRA e sua fome infinita por poder e influência. Ah e eu esqueci de falar da imunidade parlamentar e do espirito de corpo dos legisladores.

Integrantes do Poder Judiciário
Esses ainda que tenham de parecer honesto, tem segurado com unhas e dentes suas prerrogativas em ter férias duas vezes por ano, pinduricalhos em salários, prerrogativa de administração de espólios e massas falidas dando margem a desvios e a contemplação de pessoas de sua convivência.

Existem outros como funcionários públicos de altíssimo escalão (como auditores fiscais, fiscais de rendas e de tributos, dirigentes de instituição, mas esses comparados aos de cima são "peixe pequeno".

Enquanto isso NÓS relis mortais, cidadãos comuns, pagadores de impostos temos apenas um privilégio O AR QUE RESPIRAMOS.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário