sexta-feira, 7 de agosto de 2015

VAMÔ BATER LATA ou Então deixa roubar mesmo...

Olá, ontem 06/08 tivemos mais um programa político partidário e foi justamente o do partido do governo, o Partido dos Trabalhadores, em reação alguns setores da sociedade, mostraram seu descontentamento batendo panelas (como fazem nossos hermanos aqui do lado) durante esse programa.
As repercussões foram as mais diversas: Uns achando uma manifestação legítima, outros dizendo ser um ato reacionário, uns pedindo o fim do governo PT, outros querendo denunciar um golpe... Mas de todas as repercussões eu peço licença para discutir a do Profº Filósofo Paulo Ghiraldelli, da qual tive acesso através do também Professor e Historiador Junior Rocha, e que passo a replicar com as devidas aspas: 

"BATER PANELA NÃO é democrático, é ato imbecil, fascitóide, infantil. É aquele garotinho que tapa os ouvidos para não escutar. Justamente porque sendo garotinho, não pode argumentar. É o fascista que não pode ouvir, pois não consegue mesmo raciocinar sobre um discurso. Principalmente quando se há mais que argumentos para criticar o governo, bater panela é mais ainda um ato típico da direita que não pensa, não sabe pensar." (Ghiraldelli, Paulo)

Antes de mais nada, profº Ghiraldelli, qual ato que remeta a uma discussão ou reflexão É SIM DEMOCRÁTICO, eu lembro ao nobre professor que, ao obstruir uma rua, como fazem de forma recorrente as diversas categorias quando de suas lutas salariais, setores da sociedade também discordam e dizem que esse ato é anti democrático, como sugere o nome acadêmico, porém é importante salientar que o julgamento do que é ou não democrático não nos compete, nos temos é que fazer a crítica desse ato, lembro inclusive que o ato que tomei como exemplo, pode ser tipificado no código penal como obstrução de via pública, e está passível das sanções das leis vigentes, e nem por isso, vemos lideres sindicais presos por esse ato.
Eu até concordo que é melhor a sociedade discutir os problemas nacionais do que simplesmente BATER LATA, porém, por mais que pareça a defesa de uma manifestação que o senhor estabelece como de direita, não me parece razoável uma crítica tão mordaz a uma manifestação que no meu entendimento é tão democrática quando o fechamento de uma via ou mesmo a tomada de um prédio público (aliás o MST faz isso muito bem - é uma análise e não ironia, antes que eu seja julgado por isso).
Concordo também que a direita tem avançado no seu pensamento não apenas no Brasil, mas no mundo inteiro, principalmente no que tange a igualdade entre os seres humanos, porém uma crítica desse calibre, acirra ainda mais a discussão, ao invés de abrir um franco diálogo.
Um último raciocínio, também concordo que se tirarmos o poder da atual presidente, o colocaremos nas mãos de dois PARASITAS DO PODER (Renan Calheiros e Eduardo Cunha), mas há que se fazer algo, pois NÓS (me coloco nesse hall) da ESQUERDA criticamos muito, dentro da sala de aula as posturas de PAULO SALIM MALUF e de ADHEMAR DE BARROS (o chamado rouba mais faz) e estamos vendo o partido dos trabalhadores fazer exatamente o mesmo.

Forte abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário