quarta-feira, 12 de agosto de 2015

O Brasil do Partido dos Trabalhadores ou BRAZILIAN NEW FEUDALISM

Não posso de forma alguma negar minha formação, ao fazer uma análise qualquer, e a muito queria analisar o governo petista, e recorrentemente me vem a comparação ao FEUDALISMO.
Numa perspectiva histórica, o FEUDALISMO é um SISTEMA econômico, político e social que submete aos vassalos as querências dos senhores feudais, porém eu quero ir mais fundo, quero fundamentar minha comparação para não parecer um crítico contumaz e cético.

A Economia feudal e a Economia do Brasil Petista:

As riquezas e sua circulação
No sistema feudal, assim como no Brasil Atual, a base é a economia Agrícola, a primeira diferença é a circulação dessa "riqueza", no sistema feudal a troca de mercadorias entre os aldeões ou vassalos é que fundamentava essa economia, já no Brasil Atual o capitalismo fundamenta a troca com base na venda da força de trabalho, que no passado era criticado pelo Partido dos Trabalhadores na valorização pífia dessa força, sua ascensão ao poder não mudou em absolutamente nada essa relação, o trabalhador continua entregando por valores abaixo daquilo que realmente deveria sua força de trabalho, aliás hoje o governo PT submete em nome da "estabilidade econômica" os trabalhadores a reduções de jornada e consequentemente de remuneração, com isso os índices de inadimplência ficam altos e mascaram uma economia que hoje vive de trocas, sim profissionais trocam seu trabalho por dinheiro que não atende as suas necessidades.

O Senhor Feudal ou Governo pede seu quinhão

Eis a base da minha comparação entre o Sistema Feudal e o New Feudalismo Brasileiro, a carga tributária, senão vejamos:

Impostos Feudais: Ajudadeira, Anúduva, Banalidade, Corveia, Formariage, Fossadeira, Mão Morta, Miunças, Talha e Taxa de Justiça, além de tributos extemporâneos cobrados pelos senhores, dadas as condições econômicas do seu feudo, em face das crises: Escarces de comida, de água, de caça ou mesmo para bancar festividades perpetradas pelo senhor.

O Sistema Tributário do New Feudalismo Brasileiro: Seria por demais alogado dissertar sobre os atuais 92 tributos e taxas brasileiros ( para maiores informações vá a esse site http://www.portaltributario.com.br/tributos.htm ) porém, é interessante nesse momento de crise falar sobre as "contribuições" instituídas ao consumidor para bancar determinados sistemas: O Sistema de Bandeiras Tarifárias, que objetiva suprir os empresários do setor elétrico de recursos na geração de energia. Os racionamentos e aumentos de tarifas nas contas de água, para corrigir distorções e inibir o consumo de água, dada sua escarces, e por aí vai.

Na Sociedade Feudal:

A luta de classes (preconizada por Karl Marx) podia ser expressa pelas classes apresentadas:

Nobreza Feudal - Composta pelo senhor feudal e sua família até a 3ª Geração (de forma geral) - eu posso sem titubear colocar nessa classe de forma análoga nossos Executivo, Legislativo e Judiciário, já que apesar de todos sermos iguais perante a leis, "uns são mais iguais que os outros" Orwell, George

O CLERO - Que ficava isenta de impostos, porém cobrava por dízimos e indulgências pesado, já que seu corpo Clerical era extenso e para permanecer inseridos nessa sociedade de economia desigual, tinha de consumir e ostentar uma riqueza digna do Deus a que louvavam. Nada diferente dos Rodrigues, Malafaias e Macedos atuais.

Os Artesãos - Que gozavam que uma espécie de "regime especial de tributação" por parte dos senhores feudais. Os comparo aos grandes empresários tipo Eike Batista, Grandes conglomerados e Imprensa em geral, que como sabemos são os grande devedores do governo, que não se esforça muito em cobrar.

Vassalagem - A Vassalagem era a base dessa sociedade, pagadora de impostos e de obrigações para com o clero, era oprimida pelos senhores feudais e extorquidas pelo corpo clerical. Nenhuma diferença para os dias atuais onde o brasileiro comum, paga seus impostos, é oprimido por uma Receita Federal (que aperta aos pobres e afrouxa para os seus) e extorquidas pelos PROFETAS atuais.

Eu poderia ainda falar das questões culturais dos feudos, porém acho que já é suficiente para fomentar uma discussão, nós os pobres vassalos, precisamos refazer uma revolução, afim de reverter essas arbitrariedades assim como se fez na França.

Ou não?!?!?!



Um comentário:

  1. Excelente comparação Histórica meu Amigo. A verdade é que ainda somos o que deveríamos de deixado em 1889. Acredito que estamos avançando de alguma forma, mas não saberia te precisar está forma! Não podemos continuar com esse tipo de política que isenta políticos corruptos como seres intocáveis. A reforma política seria um grande passo para mudar e avançar, no desenvolvimento do país.

    ResponderExcluir