segunda-feira, 17 de agosto de 2015

QUEM TEM DIREITO DE PROTESTAR OU EMITIR OPINIÃO?


Eu me reservo ao direito de não discutir as manifestações de 16/08, por um motivo simples: Se me manifestar a favor, sou COXINHA, se contra sou LULOPETISTA, o que oferece gancho para reflexão que pretendo estabelecer a seguir.
Tenho visto de forma recorrente, muita gente boa, falando sobre o direito que as pessoas tem de se manifestar e emitir opiniões, aliás antes mesmo de emitir a minha opinião deixe me respaldar de um preceito estabelecido na nossa Carta Magna que em seu preâmbulo já esclarece o objetivo desta Constituição:
"Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus..."
Os meus grifos, tanto na frase quando na mais perfeita das afirmações já nos remete ao exercício incorreto da censura que alguns setores querem estabelecer.
Em seu Artigo 5º a redação é CLARA E ELUCIDATIVA: "Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:"Os termos ainda são mais severos e esmiuçados no seu inciso IX: "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença."Bem, se a constituição brasileira nos diz, devemos ter os valores de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, sem distinção de qualquer natureza, com direito a liberdade à igualdade e à segurança e que TEMOS TEXTUALMENTE LIBERDADE INTELECTUAL, por quê diabos insistimos em dizer "fulano não poderia se manifestar assim, esse grupo não tem legitimidade para fazer qualquer protesto..." ESTÁ ERRADO.
A constituição garante ao mendigo da esquina e ao Arnaldo Jabor o mesmo direito de EMITIR OPINIÃO, eu não entro no mérito da CREDIBILIDADE o que eu desejo apenas é garantir ao MENDIGO DA PRAÇA A PALAVRA, já que a do JABOR ele vende para os veículos de comunicação interessados na sua "SUPREMA VERDADE".
Portanto discutir a legitimidade de uma opinião é PERDA DE TEMPO, todos tem direito a sua opinião.

E vamos que vamos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário