domingo, 8 de setembro de 2013

Desonfiança, a nova palavra de ordem...

Bom, é muito bom ainda gozar da liberdade preconizada na Constituição de 1988, assim podemos falar exatamente o que nos aflige, nosso pensamento em relação a dada matéria e principalmente, traçar rumos baseado nos fatos presentes e do passado histórico, para o futuro, que bom que ainda existe democracia.
Democracia essa que vemos governantes subverterem nos eventos que se seguem, de jovens protestando, desejando serem ouvidos, mas que são alijados da audiência pelos poderes que eles mesmo constituíram.
Não quero aqui justificar "black bloc", "Mídia Ninja", Movimentos de Rua e os tais "Vandalismos" que a imprensa dita formal nos veiculam, já que eles mesmos fazem questão de colocar que como não há líderes, não existe uma pauta de manifestações definidas.
Na verdade, nos últimos meses, principalmente depois dos protestos que varreram junho por todo o país, os políticos não perderam velhos hábitos (corrupção, clientelismo, corporativismo e prevaricação) porém, procura dissimular a busca pela ética perdida afim de dar um "cala boca" na população que não vai a rua, quer seja por inércia ou mesmo por medo, as ações principalmente do congresso nacional de "jogar para galera" por exemplo o voto aberto e a questão do dinheiro do pré sal para saúde e educação, é apenas jogo de cena, já que o Senado Federal por exemplo, não vê com bons olhos o VOTO ABERTO e na questão do Dinheiro do Pré Sal, nada que a famigerada DRU (Desvinculação de Receitas da União) não belisque dinheiros dessa tal "obrigatoriedade".
Por isso é tão complicado fazer qualquer juízo criminalizante dos movimentos de rua, quando estes extrapolam, noutro post, neste mesmo blog, falei sobre o simbolismo dos "quebra quebra" que estão acontecendo, mas é importante realmente olhar para os protestos, menos com o viés de "juventude transviada" e mais no de juventude mal compreendida.
O fato, e este parece muito pouco contestável, é ter numa semana decisiva (pré 7/09) a notícia de que uma deputada do PSOL foi descoberta usando Sindicatos e Mandato para de certa forma subverter interesses, no caso do Sindicato na fundação de seu partido e no do Mandato, usar um instrumento ilícito a COTIZAÇÃO para tirar algum dinheiro quer seja para o mandato, para o partido ou mesmo para si própria, e a defesa da Janira (a Deputada em questão) dá conta de que "os fins justificam os meios", por isso o título de nosso post.
Como confiar em partidos políticos que mesmo empunhando a bandeira da moralidade, da ética... ainda sim são pegos com as "calças na mão" e eu afirmo: "ESSA É UMA PRÁTICA DE TODOS OS PARTIDOS E DE TODOS OS QUE DETÉM CARGO ELETIVO LEGISLATIVO".
O que me deixa extremamente triste é que, infelizmente o povo ainda sim quer ter algo para crer, uma postura parecida com os torcedores do IBIS (o pior time do mundo que não ganha de ninguém) que não deixam de crer que algo possa vir a mudar.
Pois bem, como não desconfiar de tudo, se nem tudo parece ser o que realmente é, acho que esse é o desafio a ser vencido nesse momento.

E é o que temos para hoje.


Nenhum comentário:

Postar um comentário