terça-feira, 16 de julho de 2013

"E o BNDES criou os monstros que protagonizarão nossa crise de 29".

A crise de 29 ou Big Crash foi um período que perdurou até a 2ª Grande Guerra e teve como protagonista os Americanos, e seu acontecimento mais emblemático foi a QUINTA FEIRA NEGRA onde a Bolsa de Nova Iorque despencou, reduzindo algumas empresas a mico. (a galera do mercado financeiro sabe exatamente do que eu estou falando).
Pois bem, nesse momento delicado, que já não é mais uma MAROLINHA (como dizia um ex presidente populista - SIM EU TENHO CORAGEM DE DAR A LULA O TÍTULO DE POPULISTA MODERNO) a crise econômica chegou com força ao Brasil, no momento justamente em que a Economia Americana dá sinais de alguma recuperação depois da BOLHA IMOBILIÁRIA a que foi acometido seu mercado.
Precisamos fazer uma reflexão importante sobre o momento da Economia do Brasil e procurar fazer uma limonada desse limão, que se chupado in natura, vai deixar muita gente com cara assustada.
O primeiro passo para identificar a enrascada econômica em que nós no metemos é: Fazer um balanço sobre os investimentos em infra estrutura feitos nesses 10 anos de PT no poder. Afinal era o próprio PT que dizia que o Brasil precisava desenvolver o transporte ferroviário (mas sem viagens como o trem bala), o aquaviário (sem esse acinte que é a Lei dos Portos) e o Rodoviário (onde estradinhas de mão dupla estão com cobrança de pedágio) e claro, os gargalos de comunicação (*principalmente internet e telefonia celular) e mão de obra, e se essa reflexão for feita de forma eficiente, vamos ver que o que foi feito foi insuficiente ou mesmo mal escalonado.
Mas aí os políticos partidários defensores do PT ou da esquerda (*se é que o PT pode ser chamado de esquerda) vão dizer, "Não vamos corrigir anos de descaso - e podem citar os 8 do FHC - não somos inteiramente culpados pela crise no país..."
Bom, por mais privatizador que seja o governo FH, este não foi capaz de pegar um BNDES e transforma lo na grande VACA IMOLADA dos empresários, que mamam em suas tetas o leite puro do tesouro nacional, mas vamos deixar o discurso político de lado e vamos a prática. O DINHEIRO EMPRESTADO A FRIBOI E AO GRUPO EBX tem garantias sólidas? é só o que o povo precisa realmente saber no momento em que as empresas do GRUPO EBX estão DERRETENDO (outro termo de mercado financeiro -  quer dizer perdendo o valor rapidamente).
Se essas garantias não forem revisadas (isso no barato) para termos uma ideia de que elas realmente existem ou não estão empanhadas em empréstimos particulares (muito comum uma empresa dar ao público e ao privado a mesma garantia, isso é Brasil) pois alguns jornais especializados já apontam que EIKE só tem 30% aproximadamente do patrimônio para honrar as dívidas. (essa reportagem diz muito do EIKE port exemplo http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2013/07/1310811-derrocada-de-um-midas-como-eike-batista-se-atolou-em-dividas.shtml)
Sobre a Friboi que tem empréstimos da monta de 18 BILHÕES DE REAIS (*isso mesmo, um frigorífico com investimentos de petrolífera) também pairam muitas dúvidas sobre sua capacidade de honrar dívidas.
Senão vejamos, EBX E FRIBOI juntos tem aproximadamente 81 bilhões de Reais (segundo dados extra oficiais) sendo que o banco financiou no ano de 2012 cerca de 150 Bi de Reais, o que nos leva a crer que SE FRIBOI E EBX QUEBRAREM JUNTAS LEVAM O BNDES PARA O RALO, ah o TESOURO NACIONAL VAI JUNTO, pois os aportes financeiros são todos BANCADOS PELO TESOURO.
Concluo então (ah e eu não sou formado pela FGV portanto para muitos nem crédito eu tenho, apesar de já ter previsto, e quem me conhece sabe, a derrocada do sr. Eike Batista) o país está a beira de conhecer na pele o que foi a crise de 29 e em cores bem vivas.
E pelo visto,  "não adianta chorar pois a nega tá lá dentro" (usando as metáforas futebolísticas do moribundo ex presidente, que vai deixar um ex segurança de jardim zoológico (seu filho) RICO DE MORRÉ DECI) como já citei, o grupo EBX não tem nem 50%  de patrimônio a executar para suprir suas dívidas, portanto, nesse momento ou investimos massivamente em infra estrutura afim de salvar o restante da economia brasileira que está preparada para dar resultados, ou A BOLHA EIKE EXPLODE E LEVA A NOSSAS ECONOMIA JUNTO.

E é o que temos para hoje.



Nenhum comentário:

Postar um comentário