domingo, 10 de março de 2013

Essa trincheira NUNCA VAI SER CALADA...

Pois é, depois de um longo e tenebroso inverno, estamos novamente juntos, passando em revista os temas políticos que foram notícia ou que estão em voga.
Vamos começar com a questão dos Royalties do Petróleo que está sendo encarada por alguns especialistas como fatos de comprometimento da Soberania Nacional em face disso vamos lançar nosso olhar primeiramente para esse tema:
- Royalties são dividendos recebidas pelos estados PRODUTORES e BENEFICIADORES de petróleo, municípios afetados pela expansão urbana relativa a extração, produção e principalmente beneficiamento do "Ouro Negro" e a União que compõe seu caixa com esses valores. (isso não é um entendimento apenas meu, mas de países produtores de petróleo pelo mundo afora.
É fato, que esse dinheiro tem de ser reinvestido para áreas relacionadas a questão urbana, a capacitação da população e principalmente a preparação dessa cidade para quando estes recursos finalmente não existirem mais.
Bem, tomando por base essa premissa, fica a pergunta: É JUSTO UM MUNICÍPIO QUE JÁ RECEBE ALGUM DINHEIRO ORIUNDO DO PETRÓLEO (Via fundo de participação dos municípios) ENFIAR A MÃO NO DINHEIRO DE MUNICÍPIOS COIRMÃOS QUE EXTRAEM PETRÓLEO E QUE TEM SUA GEOGRAFIA E SUA ESTRUTURA SOCIAL IMPACTADA POR ESSA EXTRAÇÃO? TEM JUSTIÇA ALGUMA ESTADOS QUE JÁ RECEBEM DINHEIRO EM ABUNDÂNCIA E QUE NÃO QUEREM RECEBER POR EXEMPLO REFINARIAS DE PETRÓLEO, PARA ASSIM FAZER JUS AOS ROYALTIES, TUNGAREM ESTADOS QUE TEM SUA ESTRUTURA COMPROMETIDA COM ESSA EXTRAÇÃO OU PRODUÇÃO MINERAL? É JUSTO A UNIÃO LAVAR AS MÃOS SABENDO ELA QUE ESTADOS PRODUTORES TEM DIREITO A PARCELA DESSES DIVIDENDOS JÁ QUE ESTES RECURSOS SÃO ESGOTÁVEIS E ESSAS CIDADES SE NÃO URBANIZADAS, SUA POPULAÇÃO TRATADA COM RESPEITO E PRINCIPALMENTE HAJA UMA PREPARAÇÃO PARA QUE MILHARES DE PESSOAS NÃO FIQUEM SEM TRABALHO???
Se a resposta para todas as pergunta formuladas a cima for "NÃO" então sabemos de antemão que isso não é um caso mais para o legislativo, que age politicamente na condução dos aspectos relativos as matérias por ele apreciado, ROYALTIES não é uma questão de política, e sim uma questão jurisdicional que o judiciário tem a obrigação de intervir e normatizar, já que interpretações ambíguas sobre o tema povoam as conversas e principalmente, colocam brasileiros contra brasileiros.
Mas, nossos políticos como todos sabem ADORAM UM OBA OBA e PEGAM CARONA NAS AGRURAS NACIONAIS não para discuti las mas para promover se de forma nociva.
O governador do Rio de Janeiro é um exemplo nefasto disso, SERGIO CABRAL FOI BOMBARDEADO DURANTE SEU SEGUNDO MANDATO POR PROTEGER EMPREITEIRAS, DEFENDER INTERESSES ESCUSOS E COLOCAR A POPULAÇÃO QUE O RECONDUZIU EM SEGUNDO PLANO, AGORA ESTE "SAI DE CENA" E COLOCA SEU FIEL PAU MANDADO, PEZÃO NA LINHA DE FRENTE PARA PROMOVER SE, PROMOÇÃO ESSA QUE NO MEU ENTENDIMENTO TAMBÉM DEVERIA TER INTERVENÇÃO DO JUDICIÁRIO.
Mas num país onde o Presidente da Comissão de Direitos Humanos, aparece em vídeo PEDINDO SENHA DE CARTÃO DOADO "PRA JESUS", FAZENDO LOROTA COM DINHEIRO DOADO POR CRIANÇA PARA O "SACRIFÍCIO" E QUE TEM PENSAMENTOS ANTICENITISTAS TÃO IGUAIS AOS DE ADOLF HITLER, certamente a discussão desse tema, os ROYALTIES fica em segundo plano, pois em primeiro está o embate político pessoal, ou a séria série: EU QUERO É PODER...
Aos que sentiram saudade da nossa coluna semanal, peço desculpas, problemas pessoais me tiraram da frente do computador e esta trincheira não se calará nunca. COMO DIRIA CHORÃO, "TAMO AÍ NA ATIVIDADE..."

2 comentários:

  1. Acho que Sérgio Cabral faz uma ótima gestão e que ninguém melhor que Pezão para continuar os trabalhos que vem sendo realizados.

    ResponderExcluir
  2. Bom, aqui respeitamos a diversidade de informação, apesar de discordar frontalmente, Sérgio Cabral está relacionado a corrupção no Estado do Rio de Janeiro e Pezão não passa de um fiel puxa saco desse esquema de poder.

    ResponderExcluir