sábado, 23 de março de 2013

Os signos que nos regem...

Não, eu não fiquei maluco ou resolvi mudar o enfoque do nosso limpar para astrologia cuja arte eu tive o prazer de aprender com o famoso MESTRE TELINHO DA MANGUEIRA, que também me deu a honra de ser supervisionado por mim quando trabalhava em uma rádio comunitário em Jacarepaguá, já no fim de sua carreira...
Eu vou falar dos signos (a definição de signo é imagem ou representação) que regem a nossa vida levando em conta nossos padrões de sociedade.
Corrupção: Este signo está diretamente ligado ao ser humano, a gente fala mais dos políticos, pois estes exercitam muito mais a corrupção, mas todos nós temos um quê de corruptos, quando subornamos o guarda para não nos multar, quando tentamos comprar nossos mestres com pequenos mimos, justamente quando faltamos muita aula ou mesmo não estamos preparados para uma prova, quando visamos a vantagem "doa em quem doer" (não é doa a quem doer não...), enfim quando damos uma de espertos, na verdade a crise institucional em que vivemos está diretamente ligada a nossa tolerância a corrupção, afinal, somos todos um pouco corruptos também.
Prevaricação: É uma corrupção qualificada, praticada por políticos e funcionários públicos em seu próprio detrimento, são aqueles que utilizam se de suas prerrogativas para ganhar e beneficiar apenas os da sua patota, e assim nunca desenvolveremos uma sociedade competitiva.
Futilidade: Neste signo, vemos pessoas perdida atrás de BBB´s e de Ídolos da vida enquanto o irmão ao lado, passa fome. Porém nem sempre é fome de alimento, é fome de justiça, fome de cidadania, fome de educação, de cultura de verdade (não a inútil), de transporte de qualidade (não aquele que te estressa só de pensar em usar)
Individualidade: A sociedade adotou esse signo para si, 1º eu, 2º eu, 3º Eu, 4º Eu, o que sobrar eu ofereço a quem precisar... as pessoas assim acabam não saindo de suas zonas de conforto e acham por exemplo que o sofrimento alheiro "não é comigo..."
Intolerância: Um signo muito atual, apesar de ser associado aos Bárbaros, porém existem diferenças, a Barbárie antiga, justificava se por um processo história de conquista e reconquista, na barbárie dos dias atuais, vemos a intolerância Religiosa, Étnica, Cultural, Educacional e até mesmo as de questões Esportivas tomarem conta de nosso meio... "Expulsa esse índio, manda ele caçar e pescar...", "Macumbeiro safado, vá bater tambor em outro lugar...", "Funk não é música é subproduto de vagabundagem...", "Por quê Meu Deus inventastes o computador popular...", "Tinha que ser Mulambo, silêncio na Favela..." é a intolerância nossa da cada dia, absurda intolerância nossa de cada dia...
Violência: Digo sem medo de errar, É O SIGNO OFICIAL, afinal, qualquer coisas é justificada pelo uso da força e da violência, até mesmo quando essa não é oriunda do Estado. É muito mais fácil um juiz proferir um mandado de busca e apreensão de uma FAVELA INTEIRA do que emitir o mesmo mandado para casa dos GAROTINHO, DE PAULO SALIM MALUF E DOS MENSALEIROS, É MUITO MAIS FÁCIL OPRIMIR VIOLENTAMENTE O POBRE DO QUE IMPOR SE VIOLENTAMENTE AOS PODEROSOS.
Impunidade: Tai o signo que justifica os demais, todos os demais só existem justamente pelo fato deste existir, NÃO SERIAMOS INDIVIDUALISTAS, CORRUPTOS, INTOLERANTES, VIOLENTOS, PREVARICARÍAMOS OU MESMO SERIAMOS FÚTEIS DE O SENTIMENTO DE QUE VIVEMOS SOB O SIGNO DA IMPUNIDADE NÃO FOSSE MAIOR... Roubamos, matamos, enganamos, ludibriamos e até mesmo fazemos o sofrimento do próximo baseados tão unicamente na nossa sensação de que PODEMOS TUDO e NADA VAI NOS IMPEDIR.

É isso, por mais que não cremos em signos, sabemos que estes pelo menos, são constantes nas nossas vidas, é não existe nada de místico, mágico ou mesmo mitológico em cada um deles, são todos perversos e desagregadores de uma sociedade, uma sociedade cada vez mais opressora e que caminha para auto destruição.

E ficamos por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário