segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

O JURAMENTO DE HIPÓCRATES E O DOS HIPÓCRITAS

Eu pensei, pensei e imaginei que iria respeitar meu próprio recesso, mas em face dos últimos acontecimentos, resolvi deixa lo.
Antes da minha reflexão leia a íntegra do juramento que os profissionais médicos fazem, o chamado "Juramento de Hipócrates".
"Eu juro, por Apolo médico, por Esculápio, Hígia e Panacea, e tomo por testemunhas todos os deuses e todas as deusas, cumprir, segundo meu poder e minha razão, a promessa que se segue: 
Estimar, tanto quanto a meus pais, aquele que me ensinou esta arte; fazer vida comum e, se necessário for, com ele partilhar meus bens; ter seus filhos por meus próprios irmãos; ensinar-lhes esta arte, se eles tiverem necessidade de aprendê-la, sem remuneração e nem compromisso escrito; fazer participar dos preceitos, das lições e de todo o resto do ensino, meus filhos, os de meu mestre e os discípulos inscritos segundo os regulamentos da profissão, porém, só a estes. 
Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém. 
A ninguém darei por comprazer, nem remédio mortal nem um conselho que induza a perda. Do mesmo modo não darei a nenhuma mulher uma substãncia abortiva.  
Conservarei imaculada minha vida e minha arte. 
Não praticarei a talha, mesmo sobre um calculoso confirmado; deixarei essa operação aos práticos que disso cuidam. 
Em toda casa, aí entrarei para o bem dos doentes, mantendo-me longe de todo o dano voluntário e de toda a sedução, sobretudo dos prazeres do amor, com as mulheres ou com os homens livres ou escravizados. 
Àquilo que no exercício ou fora do exercício da profissão e no convívio da sociedade, eu tiver visto ou ouvido, que não seja preciso divulgar, eu conservarei inteiramente secreto. 
Se eu cumprir este juramento com fidelidade, que me seja dado gozar felizmente da vida e da minha profissão, honrado para sempre entre os homens; se eu dele me afastar ou infringir, o contrário aconteça."
Procurei colocar o "Juramento de Hipócrates" em vermelho justamente para realçar a celeridade deste,  que é feito pelos formados em Medicina e que tem por ofício, SALVAR VIDAS.
Mas realmente depois dos últimos acontecimentos, principalmente este http://oglobo.globo.com/rio/menina-baleada-que-esperou-mais-de-oito-horas-por-cirurgia-teve-morte-cerebral-7166060 chego a conclusão que o juramento de determinados profissionais é esse:
JURAMENTO DOS HIPÓCRITAS
"Eu juro, por Hipnos Preguiçoso, por Ares, Perses  e Tânato , e tomo por testemunhas todos os deuses e todas as deusas afins, cumprir, segundo meu juízo e minha vontade, a promessa que se segue: 
Desdenhar, tanto pacientes da rede pública, quanto da privada, defecar na cabeça da sociedade e principalmente da minha família, que eventualmente tenha feito algum esforço pela minha formação, guardando assim todos os conhecimentos que obtive nas aulas do meu curso (pelo menos aquelas que não cabulei pra ir a alguma chopada, suruba em Repúblicas ou pagando para fazerem meus trabalhos) para mim mesmo e usando quando eu bem entender.
Esquecerei que o paciente é meu bem maior, e pensarei sempre em ganhar o máximo possível, sem me esforçar, final ´NÃO SOU PEÃO PRA CUMPRIR PLANTÃO, e que se dane se vivo numa cidade que é afligida por epidemias ou uma guerra urbana, "Quero é o meu na conta." 
Aos moribundos ou aqueles que julgar não haver mais jeito, pretendo dar logo um remédio mortal, não ministrar o que preste e se trabalhar numa clinica clandestina, farei todos abortos que puder.
Meu negócio é mesmo a orgia e minha profissão que se dane.
Não observarei os cuidados necessário e se eu puder ser o açougueiro da vez, "deixa comigo."
Malditos governantes que criaram essa figura do médico de família, afinal eu gosto mesmo é de ir nas residências dos mais abastados, subir morro e visitar doente em favela, "nem fudendo", aliás fudendo, só nas salas de repouso médico com enfermeiras (os) de preferência sarados (as) e gostosos (as) ou mesmo abusar sexualmente de pacientes sedados. (que é de lei né)
Caguei para sigilo profissional, vou fazer uso do meu smartphone pra filmar aquele paciente homossexual que enfiar um objeto fálico no seu reto e o vácuo o impedir de sair, ou qualquer outra bizarrice inerente a minha profissão.
Se cumprir esse juramento com fidelidade, vou garantir uma vida repleta de gozo, riqueza e dinheiro, que se danem os homens honrados, honra não existe mais, se eu dele me afastar ou infringir sou um otário e tenho mais é que me ferrar cobrindo o Plantão dos outros." 
De certo a comunidade médica vai descer o cacete na minha pessoa, EU SIMPLESMENTE CAGUEI PARA ISSO, se respeitassem o fiel cumprimento de seu juramento, respeitariam seus plantões. Tá certo, o governo deveria ter um juramento similar, mas que se mate o paciente por excesso e não por omissão, que estejam  os senhores DOUTORES cientes que fizeram o seu melhor, mesmo  não havendo insumos ou a dificuldade os impossibilite de salvar vidas e não faltem seus trabalhos pelo prazer de bater no peito e dizer "Ah eu não estudei para isso..." claro que estudou, você salva vidas e sua omissão contribui para ceifa las.
PELO FIM DA HIPOCRISIA, EM QUALQUER PROFISSÃO, SEJA MÉDICO, PROFESSOR, GARI, LIMPADOR DE ESTÁBULO... QUEM PEGAR SUA CRUZ QUE A CARREGUE, NÃO SE ESCONDA.
POR ISSO VIVEMOS O PAÍS DE BOSTA QUE VIVEMOS, NINGUÉM ASSUMI NO PLENO SUAS RESPONSABILIDADE, E OS QUE O FAZEM SÃO HOSTILIZADOS POR UMA SOCIEDADE QUE CAMINHA PARA OS HIPÓCRITAS E NÃO PARA HIPÓCATES.

Desculpem esse desabafo no último dia do ano, mais imagino a dor desse pai que perdeu sua filha, as portas de 2013, vivi a eminência de perder um ente querido, e sei exatamente o desespero que é saber que outras mãos podem decidir o bem o mal dos que você ama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário