quarta-feira, 23 de maio de 2012

Discutindo o PT e sua eleição, uma resposta a um colega de faculdade no Facebook

 Caro Marcello Manoel Cerqueira Francisco minha militância política de muitos anos inclusive desse período (era representante do antigo Conselho Escola Comunidade - CEC aos 12 anos) me deixa a vontade para uma análise dividida em 3 partes:
1 - O Movimento diretas já, como movimento de unidade das esquerdas: As esquerdas (inclusive o PMDB que apesar de sempre ser um partido de Centro vislumbrava ali uma oportunidade de se manter no poder - já que grande parte dos PMDbistas também participara do regime militar, e conforme vimos na palestra ministrada no dia de ontem 22/05/2012 na Eleição de 1989 a esquerda que até então caminhara unida, se esfacelou ou por vaidade de seus líderes (Lula, Brizola, Roberto Freire, Ulisses Guimarães - todos que até ali haviam dividido palanque e empunhado a mesma bandeira) ou pela necessidade de demonstrar que apesar de terem caminhado juntos, as ideologias eram completamente diferentes, isso determinou a 1ª derrota da esquerda (não só de Lula, mas de todo um movimento que foi capitaneado pela esquerda brasileira)
2 - Na Segunde Eleição perdida por Lula, o PT continuava a querer mostrar o trabalhista do ABC que o caracterizava sem dar uma cara mais Brasil a esse partido que em várias outras capitais claudicava, inclusive sua chapa na eleição de 1994 foi o que posso chamar (aliás o que na política se chama) de "Puro Sangue" apesar de apoiado por outros partidos de ultra esquerda como PSTU, PC do B, PPS (oriundo do racha do PCB) quando colocou como seu Vice ALOÍSIO MERCADANTE, o que mais uma vez fez a sociedade ficar com medo da radicalização do PT e consequentemente uma virada na economia que havia sido "ajeitada" por FHC, derrota essa que aconteceu novamente em 1998 com uma dobradinha LULA/BRIZOLA que tinha tudo para dar certo, porém o desastroso segundo mandato de Brizola como governador do RJ foi determinante para a derrota desta chapa também, que tinha o mesmo perfil da de 1994, porém o PT já admitia chegar ao poder e dividi lo irmãmente com os outros partidos.
3 - Na Eleição em que finalmente Lula e o PT chegaram ao poder, note, a chapa já trás uma linha Centro Esquerda (afinal seu vice era o industrial mineiro José de Alencar - Que o diabo o carregue) mostrando a sociedade não um PT radical esquerdista com um Lula Operário escalador de carro de som e piqueteiro, mas um LULINHA PAZ E AMOR (Como ele mesmo se definiu) não propondo mudanças radicais, não rompendo com o capital, mas trabalhando com ele, e veja, apesar de no 2º Turno a sua aliança ter sido ampliada, a chapa continha apenas PT, PRB (o partido de Alencar - uma sublegenda do PMDB) e o PC do B, mas como sabemos que sem congresso não se governa, Lula se entregou ao jogo do poder. (esses são os fatos históricos).



MINHA AVALIAÇÃO PESSOAL: Lembro me que na eleição de Lula a frase mais dita era "A esperança venceu o medo", e minha cabeça de jovem (porém não mais tão militante assim) pensou: "Como ter esperança, se o congresso nacional eleito juntamente com o governo Lula, não daria sustentação a implantação de idéias mais aprofundadas?", foi então que eu (na época noivo e isso me custou uma noite sem sexo) disse para minha noiva que comemorava efusivamente a eleição do PT: "O governo Lula vai ser a Esquerda que a direita gostará, escreva isso..." parecia que estava profetizando o que estava por vir, e note, não estamos falando de descoberta de corrupção dos aliados não, os primeiros escândalos aconteceram no seio do próprio PT com José Dirceu, tentando cooptar recursos afim e perpetuar o PT no poder.
Portanto meu caro Marcello Manoel Cerqueira Francisco não podemos ser minimalistas ao analisar se o PT foi contaminado pelo germe do poder, ou se na verdade, a tentativa de CUBALIZAR o Brasil feita pelo PT ainda não foi assimilada pela sociedade e os compromissos com o lastro maior (O PMDB) não deixaram mostrar o LULA TRABALHADOR que outrora cantava aos quatro cantos. O tempo e talvez a História possam elucidar esse mistério.


Lembro aos leitores que esse texto é uma resposta a um questionamento feito por um colega de faculdade e acredito ser o texto mais analítico que já escrevi na vida.

É o que temos por hoje.

Um comentário:

  1. mais na época que estavamos em transição, em meados de 2000 à 2002. quando o FHC, privatizava tudo o que via pela frente. o medo era geral, pois deiversas empresas falidas pela gestão do governo, que ao serem privatizada passaram a dar luro(VALE). Sem falar, que o dólar estava lá na lua. Nesse momento tinhamos duas opções SERRA OU LULA.
    DUDU, é nesse momento que eu quero ouvir seus comentários.
    você não acha que esse momento, era oportuno em que o LULA diz: a esperança, venceu o medo.

    um abraço meu amigo.

    ResponderExcluir