sexta-feira, 11 de maio de 2012

Secreto é apenas o que fazemos entre quatro paredes.

É de se estranhar um blogueiro cujo blog tem por objetivo ajudar a analisar a conjuntura política no Brasil e no Mundo, colocar um título em seu mais novo post que mais parece uma discussão de conto de blog erótico, mas quero começar fazendo alusão ao que deve ser secreto.
Permitam me dar o pontapé nessa discussão recorrendo ao "pai dos burro" (o dicionário) em busca da definição de secreto: adj (lat secretu) 1 Mantido em segredo ou oculto do conhecimento ou da vista de outrem: Cláusula secreta. 2 Não revelado; encoberto, escondido. 3 Que trabalha com métodos e propósitos ocultos: Sociedade secreta. 4 Revelado apenas aos iniciados: Ritos secretos. 5 Afastado, retirado, solitário. 6 Que se dissimula, que se impede de manifestar. 7 Que se oculta na alma; íntimo, recôndito. 8 Que está dissimulado, colocado ou construído de propósito para não ser visto ou descoberto: Porta secreta. 9 Diz-se de quem dissimula as suas intenções, os seus sentimentos, os seus pensamentos. 10 Diz-se da sessão a cujos debates não se permite ao público assistir (fonte Michaelis on line)
Partindo dessa premissa, devemos supor que SECRETO é tudo aquilo que não deve ser revelado por algum motivo plausível, como as relações sexuais que temos com nossas (os) parceiras (os) pois além de expor o outro, ainda revela pedaços e nossa intimidade que não queremos, ou não desejamos tornar público, por motivos óbvios.
Ou supor também, que tudo que se faz secretamente atenta contra a moral, os bons costumes ou mesmo as tradições humanos, por exemplo, ao usar o sanitário, fechamos a porta pois não queremos ser visto naquela posição desconfortável e que obviamente causaria constrangimento.
Pois bem, depois de apresentar um dado técnico e conjecturar minhas abobrinhas de sempre, vou tocar o dedo direto na ferida que está aberta e sangra nossa sociedade: O QUE DIABOS TEM DE TÃO SECRETO QUE NÃO POSSO SER ACOMPANHADO PELA SOCIEDADE NA CPMI DO CACHOEIRA?
Eu ouso a dizer por exemplo, que qualquer parlamentar pode pegar o meu texto até agora vai fatalmente usar aquela premissa de que "Oh estamos preservando os dados para não atrapalhar as investigações..." ou "Trate se e assunto de segurança nacional e existe lei que preserva esse sigilo..." meu argumento se resume a duas palavras: PAPO FURADO.
Conhecer o "modus operandi" de pessoas que tem atuação similar a os famigerados LOBISTAS cujo asco eu tenho desde os tempos de estudante secundarista, é de suma importância para a sociedade entender exatamente o que os analistas políticos dizem quando se referem ao congresso nacional como BALCÃO DE NEGÓCIOS e que na verdade, manter o sigilo dessas investigações é na verdade manter em sigilo o escuso e o imoral.
Não me parece saudável a nossa democracia que fatos como esses não sejam acompanhados de perto pela sociedade civil e fiquem restritas aos parlamentares que apesar e eleitos por nós, nem sempre estão ao nosso lado, além o mais acompanhar as sessões dessa CPMI nos ajudaria também a desvendar que parlamentares querem de fato apuração do caso e quais querem na verdade é GAZETA ou mesmo a obstrução dos trabalhos para ocultar SACANAGENS ainda maiores.
Com isso também coloco contra a parede a legitimidade de órgãos como as TV´s e Rádios da Câmara e o Senado Federal, que na verdade são mero instrumento de propaganda ao invés de serem um relevante serviço na transmissão desses depoimentos e dos bastidores deles.
Há ainda o fato de que várias outras autoridades, empresas implicadas em obras governamentais (como a Delta) e até mesmo o poder Judiciário estão direta ou indiretamente na dança que tá sendo dançada naquela sala onde se dão as audiências, e a sociedade tem o direito de ter acesso a isso.
Ainda sim qualquer outro parlamentar que desejar descer o cassete no meu texto vai dizer: CPMI´s produzem relatórios finais que são levados ao plenário das nossas "CASAS DE LEIS", sabemos todos que quem conta um conto, aumenta ou suprime um ponto, não sabemos se o teor desses relatórios será amenizado afim de não chocar a opinião pública ou poupar esse ou aquele político, o que por si só já se traduz num desrespeito e um atentado contra o nosso direito a informação "in natura".
Por fim (que o texto tá grande e cansativo pra carvalho, eu disse carvalho) bato na tecla de que nada que envolve a política nacional e o dinheiro público são ou devem ser secretos, fatos relativos a segurança nacional talvez, mas fatos políticos, jamais, pois esses decidem eleições e mudam futuros de nações inteira.

Ufa, e é o que temos por hoje.

3 comentários:

  1. Tornar secreto é a forma deliberada de esconder os fatos. Eles temem o desdobramento da CPI e o aparecimento de novas evidências. Na verdade, nenhum deles está absolutamente isento de culpa, senão, não seriam politicos.

    ResponderExcluir
  2. É mais um ponto de vista que eles permitem que nós tenhamos ao não nos deixar acompanhar a CPMI...

    ResponderExcluir
  3. cocordo amigo.
    e o pior é que querem colocar réu como testemunha. É lamentavél.

    ResponderExcluir