domingo, 12 de fevereiro de 2012

Imprensa, deve se ou não confiar???

Diante de uma reportagem que foi publicada pelo portal R7 sobre a cobertura do fato (no ato) do Blogueiro @ricardo_gama sobre a expulsão de uma equipe da Rede Globo de uma manifestação de Policiais e Bombeiros que ocorria no dia de hoje em Copacabana - Zona Sul do RJ - http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/noticias/policiais-expulsam-globo-de-evento-20120212.html (integra da reportagem) gostaria de começar uma discussão sobre o papel efetivo da imprensa, e claro, nosso papel enquanto consumidores de mídia.

É notório que os canais de televisão, os veículos de rádio e os diários jornalísticos de papel, são uma concessão do Estado para a iniciativa privada e portanto um serviço diretamente ligado ao público em geral.

É de igual notoriedade que grande parte das concessões foram distribuídas no período do Regime Militar, que detinha controle dos veículos com a então famigerada censura, e vários veículos tiveram que com ela conviver ou mesmo combate la, sob pena de repressão forte e bastante truculenta.

Vários anos se passaram, a redemocratização do Brasil é uma realidade irrefutável, porém parece que a imprensa ainda não se acostumou a LIBERDADE DE EXPRESSÃO, não apenas em suas fileiras, mas também dos seus "usuários".

A medida que um veículo tenta manipular a informação (e não estou dizendo que apenas a VÊNUS PLATINADA - Globo faz isso) ele na verdade em última instância, vender para nós uma maça podre dentro de um cesto de muitas outras maças boas, Afinal a manipulação de uma verdade, em alguns caso chega ser tão sutil que é quase imperceptível.

Cabe a nós que consumimos mídia começarmos a fazer um filtro no que recebemos e não aceitar apenas uma verdade como sendo a absoluta, pois, como vemos sempre, se num telejornal "um manifestante entrou em conflito com a polícia" no outro "A polícia usou de truculência para conter a manifestação" e nunca sabemos de fato "quem atirou a primeira pedra", ou mesmo as vezes nem nos interessamos em saber.

O problema é que lá na frente, na hora da URNA a gente fica apenas com a verdade relativa, a acaba sublimando nossa capacidade de escolha e votando na tendência que o veículo A ou B nos apresenta, sem formular um pensamento dentro de proposta e retóricas.

Portanto, me permitam um conselho (óbvio que se conselho fosse bom não se dava, vendia - e olha que de grana eu preciso...) consumam vários tipos de mídia, não leiam apenas o que um jornal diz, não caiam na conversa de apenas um veículo de comunicação, e de preferência usem e abusem da INTERNET para repercutir determinadas matérias, sabemos que tem muito idiota atrás de um monitor, mas também tem muita gente boa, capaz de repercutir com você, uma informação.

É o que temos para hoje amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário