domingo, 8 de maio de 2011

Punido por ser classe média.

Tenho a oportunidade de todos os anos fazer um exercício de economia, mesmo não sendo economista, contador ou mesmo técnico em contabilidade: A análise de declarações de imposto de renda, já que nem todo mundo tem computador e algumas pessoas precisam de auxílio para fazer as suas.
Considerando isso, observo que infelizmente a classe média brasileira é punida por trabalhar, produzir e ganhar (algum) dinheiro, pois a carga tributária que acomete as economias da classe média são inacreditavelmente altas, senão vejamos:
Uma professora com duas matriculas, paga mais imposto de renda por exemplo que um trabalhador de uma empresa privada do ramo de construção naval por exemplo já que ele é tributado apenas de uma fonte, já a pobre professora, tem desconto das duas fontes.
O pior não é isso, reaver esse imposto descontado na fonte, parece mais complicado pra quem tem duas fontes do que pra quem tem apenas uma, pode ser uma grande bobagem o que estou falando a nível teórico, mas na prática, infelizmente isso é uma verdade retumbante.
Se todo esse montante fosse usado para transformar a vida da sociedade, seja em infraestrutura, saúde, educação, assistência social, perfeito, ninguém iria chiar ou mesmo tentar (o que eu pessoalmente acho um erro) burlar o fisco.
Porém os serviços prestados pelo Estado Brasileiro e principalmente, os outros impostos que incidem sobre CONSUMO, PREVIDÊNCIA, SERVIÇOS, são de qualidade DUVIDOSA ou mesmo nula, como no caso da Saúde, o modelo está acima de qualquer discussão, mas a aplicação desse modelo, está sempre prejudicado, por aquele mesmo papo governamental - FALTA DE VERBA.
Verba que escorre pelo ralo da corrupção, da displicência e da conivência, como no caso da relatividade da corrupção que campeia no SUS levantada pela Controladoria da União.
Pagar imposto é em última análise como pagar ao Dízimo, não tão sagrado quanto, mas nobre, mas deveria beneficiar não só a você, mas toda usa sociedade, porém, infelizmente vai parar no bolso, nas cuecas e principalmente no caixa dois de muita gente.

Forte abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário