quarta-feira, 3 de abril de 2024

E chegamos aos caos nos transportes.

Bilhões gastos num sistema de transporte que já nasceu morto.

    Eu venho escrevendo neste mesmo blog paulatinamente sobre o eminente colapso a que os transportes no Rio de Janeiro estavam propensos, pois bem, esse dia desgraçadamente chegou, e não foi por falta de informação e principalmente de aconselhamento que chegamos nisso, tantos mestres em transportes públicos aliados aos palpiteiros (e eu me incluo nesse segundo grupo) de plantão, alertavam para não escalabilidade e principalmente integração de fato dos transportes no município de uma das maiores capitais do Brasil, o que afugenta ainda mais investimentos e mentes para trabalhar pelo desenvolvimento da caixa de ressonância do país.

    O fato é que a forma estabanada que se criou o corredor TRANSBRASIL insistindo em integrar SOBRE RODAS todo o município do Rio de Janeiro, esquecendo que as alternativas sobre trilhos (Metrô e Trens) são obsoletos, precisam ser readequados e principalmente, estão sendo sofrendo sucateamento e um insistente esvaziamento em detrimento desse JÁ FALIDO sistema sobre rodas, demonstra que não se praticam políticas públicas voltadas para o cidadão, mas sim, para as pretensões políticas e econômicas dos mandatários.

    A capacidade de transporte desse corredor, frente ao seu potencial poluente, sua operação insatisfatória e principalmente a já terminada paciência dos cariocas torna os corretores BRT inviáveis e tornam ainda mais complexos os sistemas viários, deixando chateados, passageiros, condutores, motoristas e "autoridades de trânsito" fazendo o transito dessas grandes cidades virar um grande barril de pólvora.

    Não é possível que a malha ferroviária do Rio de Janeiro encolha, e a de São Paulo cresça, é impossível que o metrô no Rio de Janeiro não expanda para Zona Oeste e Zona Norte, não é possível que integrações DE VERDADE e não esse arremedo vendido pelas autoridades, não sejam implementados com o objetivo de desafogar o tráfego, mas não, vamos criar LINHAS DE ÔNIBUS, vamos crias CORREDORES DE ÔNIBUS, VAMOS CRIAR TERMINAIS DE ÔNUBUS, chega, o ônibus enquanto meio de transporte faliu, precisa se reinventar, na Inglaterra esses veículos não tem dois andares por uma questão estética apenas...

    Fica aqui a indignação não apenas de um escriba, mas de um passageiro, que passou a se privar da convivência familiar por menos 40 minutos, pra continuar chegando no mesmo horário no trabalho, são 40 minutos a menos de ver o filho crescer, de namorar a esposa, de visitar a mãe e de se informar, isso não apenas chateia, mas entristece e adoece o trabalhador.

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