quinta-feira, 18 de maio de 2023

O UNIVERSO EM DESENCANTO ou A REPÚBLICA DE CURITIBA CONTRA ATACA...

 

Quando se fala na lava jato se pensa nesse procuradores, um deles inclusive já perdeu o emprego justamente por conta desse outdoor.


Esse texto não é pra me posicionar politicamente sobre absolutamente nada, afinal TODOS que me conhecem ou leem meus textos sabem exatamente o que eu penso, sabem exatamente que eu em algum momento imaginei que a LAVA JATO era um movimento jurídico para limpar a política no Brasil, mas assim como REINALDO AZEVEDO, me reservo o direito de dizer que estava errado, que a lava jato tinha objetivos escusos e que a corrupção no Brasil é mais que endêmica, é SISTEMICA e está dos dois lados da balança política.
A cassação do mandato do agora ex deputado federal DELTAN DALLAGNOL demonstrar de forma objetiva o quanto se queria usar politicamente algo que deveria estar apenas judicializado, e que os seus paladinos vieram pra política, usaram a "luta contra corrupção" como um projeto de PODER que inclusive foi colocado a serviço de alguém cujo corrupção permeou sua vida pública, SIM EU ESTOU FALANDO DO EX PRESIDENTE BOLSONARO E EU TENHO CÁTEDRA PRA FALAR A RESPEITO DISSO.
Mas vamos deixar isso de lado e discutir a decisão sob o prisma legal, algo que aliás deveria ser a tônica de todas as discussões sobre o tema:
PRA COMEÇAR A DECISÃO FOI UNANIME portanto houve um consenso no STJ que foi de onde a decisão foi proferida, para a perda do mandato do agora ex parlamentar.
DELTAN SAIU ANTES DO QUE PODERIA DO MINISTÉRIO PÚBLICO, o no entendimento do tribunal não pelo zelo com o patrimônio público, já que ele, não se interessava mais pela carreira no MP e foi trilhar outros lugares, mas para escapar de punições que já estava tomando e que poderiam culminar com sua demissão do MP assim como o agora ex procurado DIOGO CASTRO DE MATTOS um dos financiadores do outdoor que usei para essa ilustração.
É ÓBVIO QUE NÃO SE ESTÁ JULGANDO O FUTURO, mas se alguém que já tomou censura e advertencia do conselho corregedor do MP e que tinha outras dezenas de reclamações, era fato que em algum momento ele iria perder o cargo e com ele a elegibilidade, elegibilidade esse que ele não poderia perder, já que suas asas já estavam batidas para outro ninho (o legislativo)
A conversa de que LULA e PT estariam interessados numa revanche pode até ser fática, porém não é factual, já que LULA E O PT em nada tem a ver com sua sede de poder, é certo que o PT e mais meia dúzia de outros partidos pediram a cassação do agora ex parlamentar, mas sozinho, com certeza o PT estaria apenas atrás de uma revanche e talvez a ação não lograsse êxito.
Agora, como tudo é censura, tudo é cercear a liberdade, a cassação deste "líder da direita brasileira" parece justamente uma revanche, mas é necessário ler a sentença que contribuiu para esclarecer a necessidade de cessar a atividade parlamentar de Deltan, com vistas a evitar que esse cancro se alastre pelo legislativo, afinal, os rigores da lei, são só para os que não são seus "amigos".
Precisamos pois, entender a necessidade de se combater a corrupção, mas sem corrupção, de combater o mal feito, sem mal feitos fazer, de ser moral, e exalar moral e não apenas alardiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário