quarta-feira, 9 de junho de 2021

Desabamento, o desmantelamento do transporte público no Rio de Janeiro.

Qualquer desastre quer seja NATURAL ou MECÂNICO se anuncia de alguma forma, não que possamos nos prevenir deles, mas pelo menos entendemos que o risco nos ronda.
Lembram do desabamento de um imóvel em RIO DAS PEDRAS, a informação difundida na imprensa, é que houve uma trinca de vidro da residência e que o imóvel estava tombando paulatinamente.
Pois é, estou usando esses exemplos macabros para analisar de forma objetiva o desastre que se anuncia no sistema de transportes do Rio de Janeiro, vamos discutir juntos, sistema a sistema?

TRENS DE SUBÚRBIO: 

A recuperação judicial da SUPERVIA é mais um capítulo da saga dos trens metropolitanos, desde a extinta REDE FERROVIÁRIA FEDERAL, o transporte de passageiros no Rio de Janeiro, está encolhendo e principalmente se deteriorando.
A malha ferroviária por exemplo, não contempla mais a cidade de Itaguaí, Magé está "temporariamente" sem cobertura do sistema e outras cidades também, o restante que da lucro vem sendo negligenciado e a desculpa do empresariado é A SEGURANÇA PÚBLICA, aliás, virou a muleta de todos os operadores de transporte a exceção das barcas, mais os problemas são mais agudos e muito mais complexos do que a tal segurança pública.
Os trens vem sendo recuperados (pelo menos as composições e as estações mais rentáveis) paulatinamente, e não é apenas o furto de cabos e a evasão (que no caso da empresa não deve ser maior que 10% dos pagantes), existe uma sistemática desacreditação (licença poética) do sistema, que diferente do mundo todo, onde o cidadão acerta seu relógio pelo fluxo das composições, aqui isso nunca acontece, as composições estão sempre atrasadas e o sistema não funciona a contento, cria-se um ciclo vicioso, onde o trabalhador tem cada dia que passa acordar mais cedo, para chegar ao trabalho, ainda sim não conseguindo e principalmente tendo que se indispor com seus empregadores.
Além disso a corrupção, já que é notório que a empresa CONTRIBUI COM CAMPANHAS ELEITORAIS para se manter, também retira dinheiro que poderia ser investido na segurança do SISTEMA e não é.

ÔNIBUS URBANO E SISTEMA BRT:

O sistema RIOONIBUS / FETRANSPOR é uma caixa preta, cuja corrupção e a falta de transparência imperam, não é admissível, que os tanto se saiba sobre COMPRA DE PARLAMENTARES, COMPRA DE MEMBROS DO PODER EXECUTIVO, DOAÇÃO DE VIAGENS DE ÔNIBUS COM VISTAS A ATENDER BASES ELEITORAIS, não iriam de alguma forma MINAR E IMPLODIR o sistema.
Além disso, a gradual "falência" das empresas enseja uma pressão ao poder público para aumento dos subsídios, que não são poucos, além da fiscalização que autua mas não cobra as multas das empresas.
Ao trabalhador, resta o de sempre, esperar nos pontos de ônibus por ônibus que não passam nos horários e que estão em sua maioria trafegando com lotação esgotada.

METROPOLITANO DO RIO DE JANEIRO - METRÔ

Este, em função de sua arquitetura e dos riscos de andar sobre os trilhos, as evasões são muito menos frequentes, por isso se fala tão pouco em colapso do sistema, além do mais, o COVID 19 foi útil a empresa que acabou por diminuir o fluxo de suas viagens.

BARCAS:

O sofrimento dos moradores de Niterói, Região Oceânica de Niterói, Paquetá e Ilha do Governador, parece NUNCA TER FIM, e a culpa acaba sobrando para a BAIA DE GUANABARA, que segunda a operadora, dificulta sua operação... Mas peraí, não é feito um estudo de viabilidade para a operação do sistema? Será que é justo FARRYBOATS em outros países que nem tem um fluxo tão grande, funcionar bem e nossas barcas funcionarem tão mal?

É bom salientar que NENHUM DOS TRANSPORTES ABORDADOS É OPERADO PELO PODER PÚBLICO, com isso a culpa não pode recair ao governo, porém, deve-se lembrar sempre que na privatização, o poder público "vende" a ideia de que será bem operado o sistema, promessa essa calcada nos calhamaços de papel de embasamento técnico que as empresas entregam juntamente com sua proposta de operação dos serviços, por isso é importantíssimo salientar que: O FATOR INCOMPETÊNCIA TEM QUE SER LEVADO EM CONSIDERAÇÃO, MUITO MAIS QUE OS FATORES DE SEGURANÇA PÚBLICA OU DAS DIFICULDADES OPERACIONAIS.

Não dá pra o povo continuar sendo transportado como sardinhas em lata, como gado, como tomates numa caixa. dignidade no transporte também faz parte das atividades afirmativas de bom rendimento no trabalho, afinal trabalhador estressado produz menos.,.

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