sábado, 22 de junho de 2013

Rumos do movimento, pra quê te quero...

Temos experimentado um momento muito singular de nossa democracia, O POVO SAINDO AS RUAS, PROTESTANDO, REIVINDICANDO E PRINCIPALMENTE COLOCANDO O DEDO NA CARA DAS AUTORIDADES COMO "NUNCA ANTES NA HISTÓRIA DESSE PAÍS".
Algumas pessoas extremamente politizadas com quem tenho a possibilidade de fazer interlocução, alertam para um movimento sem objetivos claros (depois que as revogações de aumento foram conquistadas), sem líderes nominais ou partidos políticos abraçando a causa ou mesmo de um GRUPO COESO de líderes que levem as manifestações para o EXECUTIVO, LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO, mas nos sabemos que o buraco da dialética política vai muito mais em baixo.
Antes de mais nada, quero lembrar de movimentos como o  #FORARENAN que angariou milhões de assinatura digitais para nem ser apreciado no CONGRESSO NACIONAL já que infelizmente, essa modalidade de manifestação não está contemplada no regimento interno, ou mesmo no Constituição Federal, portanto uma maneiro palpável e sólida de reivindicação vai para o vinagre.
As lei que emanaram de mobilização popular: FICHA LIMPA E CONTRA O NEPOTISMO SÃO COMPLETAMENTE BURLADAS e outras ainda mais contundentes como FIDELIDADE PARTIDÁRIA E A APLICAÇÃO DE ORÇAMENTO MÍNIMO PARA SAÚDE E EDUCAÇÃO também são achincalhadas já que existe sempre uma "brechinha" na lei para justamente evitar que sua ação efetiva moralize o país.
O PRÓPRIO EXECUTIVO que deveria dar o bom exemplo, MEXE COMO QUER EM SEU ORÇAMENTO usando a DRU (Desvinculação e Receitas da União) tira dinheiro de onde é prioritário justamente para por onde não é.
Os SINDICATOS e UNIÕES DE ESTUDANTES (em especial a mais vendida delas UNE) não representam nosso povo em sua totalidade por sua falta de legitimidade ou seu afastamento deste mesmo povo que digne deveria proteger e defender.
Muitos evocam que sem partido político não há democracia, porém os partidos políticos ainda piores que sindicatos e uniões de estudantes estão impregnadas de intenções outras que não o desenvolvimento ou engrandecimento do Brasil e sim para os seus bolsos.
Mesmo os partidos de ULTRA ESQUERDA como PSTU E PSOL (o último com cadeiras na Câmara e no Senado Federal) tem a bola, mas ninguém pra passar, pois o descrédito na CLASSE POLÍTICA é imensamente maior que suas boas intensões.
Pois bem, é necessário um norte para esses movimentos, CLARO, SEM DÚVIDA, porém: como pedir OBJETIVOS CLAROS de quem reage aos açoites a que está sendo submetido a tempos e tempos amém...
Já falei noutro post, VANDALISMOS ACONTECERÃO, é perfeitamente natural, pois parte desse povo que vai pra rua (talvez uma parte pequena) quer mesmo é baderna, porém a outra parte já está as raias da loucura (literal ou política).
Creio que não haverá desmobilização, porém, não creio que haverá mobilizações ainda maiores, creio termos chegado ao ápice destes movimento, porém não quero mesmo que esse arroubo democrático tenha fim, PELO MENOS ATÉ AS PRÓXIMAS ELEIÇÕES.

E É O QUE TEMOS PARA HOJE...

Nenhum comentário:

Postar um comentário