quarta-feira, 25 de julho de 2012

Último bloco de análises sobre os candidatos a prefeito do Rio de de São Paulo.

Finalmente o último post com análises sobre os candidatos a Prefeito dos Estado do Rio de Janeiro, será um post bem extenso para se ler, mas peço atenção de todos, pois pelo menos nesse momento são esses três no RJ e Quatro em São Paulo que estão no páreo para a cadeira suprema de seus municípios, e vamos sem mais delongas...

CANDIDATURA DO DEM/PR - RODRIGO MAIA
BIOGRAFIA: Rodrigo Felinto Ibarra Epitácio Maia (Santiago do Chile, 12 de junho de 1970) é um político brasileiro, ex-presidente nacional do Democratas (DEM), exercendo seu terceiro mandato de deputado federal pelo Rio de Janeiro. Foi líder do PFL nos anos de 2005 e 2006 e comandou a oposição na investigação do escândalo do "mensalão". Rodrigo é filho do economista e político brasileiro, César Maia, ex-prefeito do Rio de Janeiro.
ANÁLISE DESTE BLOGUEIRO: Sob a bandeira da renovação política (porém debaixo das sombras de seus pais Cesar Maia e Antony Garotinho (Pai de Clarissa, vice na chapa) Rodrigo Maia postula o cargo maior do município do Rio, apesar de uma atuação discreta porém pontual na Câmara dos Deputados, os mal feitos do último mandato de seu pai na prefeitura (as obras mal acabadas do Pan americano de 2007 e a insistência em criar no antigo parque da Barra (onde muitos adeptos do aeromodelismo iam exibir suas maquininhas) a CIDADE DA MÚSICA, que foi o Epitáfio (desculpem a piadinha idiota mas eu preciso faze la) de sua carreira política, já sepultada na minha humilde opinião, O Democratas (antigo PFL, sigla mudada em função das muitas enroladas deste partido e de sua proposta liberal) parece um partido a beira da extinção, principalmente depois do PSD (de Kassab) tirar muita gente dele, e aqui no RJ parece tentar dar seu último suspiro antes da morte completa.
PONTOS POSITIVOS: Um mandato parlamentar discreto porém pontual como já disse anteriormente e a experiência no executivo (apesar de não ter exercido mandato ou cargo de confiança algum nele, porém acompanhou as administrações de seu pai) que creio vai evocar (apesar de ser como agarrar uma âncora na tentativa desesperada de se salvar do afogamento.
PONTOS NEGATIVOS: A ideologia dos "Democratas" que não honram o nome pois muitos dos que se encontram no partido estiveram agarrados nas tetas da ditadura e é óbvio O ESTIGMA DE SER FILHO DO HOMEM QUE INSISTIU NA CONSTRUÇÃO DO MAIOR ELEFANTE BRANCO - A TÍTULO DE ORÇAMENTO DA AMÉRICA LATINA. Ah esqueci um último fato, a união de duas famílias que politicamente não se batiam a poucos anos atrás, quem tem memória sabe exatamente do que está sendo dito.

CANDIDATURA DO PSOL - MARCELO FREIXO.
BIOGRAFIA: Marcelo Ribeiro Freixo (Niterói, 12 de abril de 1967) é um professor de História e político brasileiro. Está no segundo ano do seu segundo mandato como deputado estadual fluminense pelo Partido Socialismo e Liberdade. É casado com a jornalista Renata Stuart.
Atualmente vive sob ameaça de morte por sua atuação na CPI da MILÍCIAS que lhe rendeu notoriedade e até um personagem inspirado em sua atuação parlamentar no filme TROPA DE ELITE 2 
ANÁLISE DESTE BLOGUEIRO: Uma análise da candidatura de Marcelo Freixo, merece um olhar atento e principalmente uma crítica isenta, já que Freixo é o que chamamos de "Político da Moda" ou "Voto de Protesto" já que sua atuação na CPI das Milícias lhe deu como dito anteriormente notoriedade e claro HOLOFOTES que foram além das fronteiras do jornalismo político / policial e inspiraram um personagem na continuação de um dos filmes mais brilhantes do cineasta José Padilha, que é conhecido por suas obras ficcionais muito próximas da realidade, (O Ônibus 174 é um desses exemplos) as coincidências do Dep. Fraga (um professor de história, ativista de direitos humanos e atual marido da ex esposa do Capitão Nascimento) e da carreira de Marcelo Freixo são muitas (repare FRAGA/FREIXO), dando a entender que o MITO FREIXO seja algo talvez não construído, porém apoiado e cultuado pela comunidade intelectual carioca, visto seus apoios (o próprio Wagner Moura - O Capitão Nascimento do Filme é um exemplo).
Falta na minha análise, propostas mais consistentes, principalmente pelo que se conhece de FREIXO, que é atualmente um catedrático no que tange a segurança pública e não na ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA que é o que terá pela frente caso de eleja.
Por fim, num momento onde as alternativas sérias são poucas, um homem que toma pra si a responsabilidade de apurar um movimento corrupto e sujo como os das milícias, realmente merece aplauso, porém, no PSOL existem outras cabeças pensantes como o também professor de História Chico Alencar ou o Ex deputado BABÁ da CPI do Mensalão, Freixo seria uma alternativa EXCEPCIONAL para uma eventual candidatura ao GOVERNO DO ESTADO que é carente de Segurança (sua especialidade) e de Saúde (pois em seus quadros outra deputada se destaca na defesa desse serviço público).
PONTOS POSITIVOS: Coragem para enfrentar desafios e destruir (pelo menos é o que se tem no momento) conchavos e esquemas (como as milícias), sua atuação na ALERJ e principalmente o fato de ser um Professor de História (que de formação já conhece os erros cometidos pelos grandes estadistas e não deve cair na mesma esparrela)
PONTOS NEGATIVOS: Para começo de conversa seu vice MARCELO YUKA, não pelo fato de ser paraplégico, longe disso é até um ponto que poderia levar a uma cidade adaptada aos deficientes, mas sigam o meu raciocínio: Freixo, vencendo a eleição para Prefeito, habilita se imediatamente para eleição de 2014 para Governador, pois como prefeito não teria como atuar ostensivamente na segurança pública, a menos que se transforma se a GUARDA MUNICIPAL em GUARDA CIVIL METROPOLITANA como é em São Paulo (onde estes inclusive podem andar armados) o que acredito não ser o caso, e com esse cenário ele será obrigado a licenciar se para assumir YUKA que NÃO É ENGAJADO POLITICAMENTE (no sentido literal) porém tem militância nos movimentos dos direitos humanos e das pessoas com deficiência.
O fato do PSOL ser um partido de Esquerda Conservadora, o coloca numa situação de risco, pois é evidente que lançando se SOLO não teria uma bancada na Câmara Municipal que lhe desse respaldo e no regime em que vivemos, NADA É MAIS IMPORTANTE QUE TER AS CASAS DE LEIS (LEGISLATIVO) AO LADO DE QUEM GOVERNA.
Por fim, a campanha eleitoral de Freixo está restrita as redes sociais, pois o tempo de TV E RÁDIO do PSOL é pequeno, e sua atuação legislativa rendeu lhe título de "persona non grata" em locais ainda dominados por milicianos (Campo Grande e Sta Cruz são exemplos clássicos).

CANDIDATURA DO PMDB (apoiado por outros partidos como PDT)- EDUARDO PAES
BIOGRAFIA: Eduardo da Costa Paes (Rio de Janeiro, 14 de novembro de 1969) é um político brasileiro. Atualmente, é prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Depois de formar-se em direito, Paes começou cedo sua carreira política, aos 23 anos, como subprefeito da Barra da Tijuca e Jacarepaguá, permanecendo no cargo entre 1993 e 1996. Na época, trabalhou em prol da disciplina na ocupação do solo urbano, sua missão era impor ordem à expansão daquela região, que estava a pleno vapor. O sucesso como executivo na administração municipal fez de Paes o vereador mais votado do Rio de 1996, com 82.418 eleitores. Paes foi presidente da Comissão de Orçamento na Câmara, na qual criou o orçamento cidadão, que possibilitava à população participar das decisões a respeito da utilização dos recursos da prefeitura.
Em 1998 foi eleito deputado federal com 117.164 votos. Com a segunda eleição de Maia em 2000, foi nomeado Secretário Municipal do Meio Ambiente da administração carioca a partir do início do mandato em 2001. Como secretário, deu continuidade ao Programa Mutirão Reflorestamento, que plantou mais de 1 milhão de mudas de árvores em áreas degradadas da cidade. Em 2001 retorna ao PFL.
Reeleito deputado federal em 2002 com 186.221 votos, ingressa no PSDB no ano seguinte. Em sua atuação parlamentar em Brasília, Paes teve uma postura contundente quanto às denúncias de corrupção no governo Lula durante o assim chamado Mensalão.
Durante seu segundo mandato, o então deputado acrescentou à Lei 11.128 uma emenda que estendia o direito de requerer a bolsa do Programa Universidade para Todos (PROUNI), beneficiando os estudantes que cursaram o ensino médio em instituições privadas com bolsa parcial. A lei foi aprovada em 12 de maio de 2005. Durante o mesmo mandato, foi autor do Projeto de Lei 125, que instituía a criação do Supersimples, que dispunha sobre o regime tributário das microempresas e das empresas de pequeno porte. Saiu do PSDB para voar solo no PMDB pois estava estigmatizado por ser o "Prefeitinho do Cesar Maia" onde candidatou se a Governador e perdeu e depois a Prefeito, onde venceu.
ANÁLISE DESTE BLOGUEIRO: Eduardo Paes vem mostrando uma capacidade imensa de criar polêmicas e por várias vezes se sair bem delas, como no caso em que Nomeou o então ex ministro do trabalho Carlos Lupi (durante um escândalo que o tirou do ministério) e depois cancelou sua nomeação após a repercussão negativa das redes sociais).
Vem fazendo gestões tecnocráticas na Saúde (ao implementar os médicos de família) e na Educação (que vem recebendo incentivos tecnológicos importantes, capitaneados por sua secretária a COMPETENTE e bem articulada nas redes sociais CLÁUDIA COSTIN (Ex ministra de Fernando Henrique Cardoso)
Postula reeleição para dar continuidade as obras ambiciosas já iniciadas (TRANSCARIOCA, TRANSOLÍMPICA, TRANSOESTE, MERGULHÃO DA RODRIGUES ALVES) e que tem por objetivo melhorar a mobilidade urbana (apesar deste blogueiro achar que mobilidade urbana só melhora com transporte de massa) e a outras iniciativas do seu governo.
PONTOS POSITIVOS: Volta atrás em decisões que causam polêmica ou comoção popular, não costuma entrar em bolas divididas para perder, tem imagem serena, cândida e irreverente.
PONTOS NEGATIVOS: Olha o Rio de Janeiro com o mesmo olhar com que administrava a Barra da Tijuca, sendo que a cidade tem realidades e comportamentos diferentes bairro a bairro, está passando a gestão da Saúde Pública e de partes da Educação para as chamadas O.S (Organizações Sociais) tirando das costas do Município sua responsabilidade constitucional.

EU FALEI QUE IRIA SER GRANDE, AGORA VAMOS AOS DE SÃO PAULO

CANDIDATURA DO PT - FERNANDO HADDAD
BIOGRAFIA: Fernando Haddad (São Paulo, 25 de janeiro de 1963) é um acadêmico e político brasileiro, filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). Foi ministro da Educação entre julho de 2005 e janeiro de 2012, nos governos Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Roussef.
Durante sua gestão no Ministério da Educação criou o programa "Universidade para Todos" (ProUni), que em janeiro de 2012 atingiu, segundo dados do Governo Federal, a marca de um milhão de bolsas de estudos concedidas a estudantes de baixa renda em universidades privadas e o Sistema de Seleção Unificada (SiSU). 
ANÁLISE DESTE BLOGUEIRO: Não chega ao segundo turno pois é o UNGIDO de LULA e do Governo Federal, o que apesar historicamente São Paulo seguir as políticas e os políticos indicados pelo Planalto, o índice de rejeição é imenso e sua gestão enquanto ministro de Educação apesar de vanguardista foi desastrosa cercada de polêmicas e de escândalos.
PONTOS POSITIVOS: Apenas um, o fato de ser o queridinho do Planalto e de conseguir assim verbas mais fáceis.
PONTOS NEGATIVOS: Também apenas um, justamente o fato de estar vinculado ao governo federal.

CANDIDATURA DO PMDB - GABRIEL CHALITTA
concluiu os estudos de bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994) e de Filosofia pela Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras de Lorena (1989). Em 1995, defendeu a dissertação "Relações de Poder em Maquiavel e La Boétie", obtendo o grau de Mestre em Ciências Sociais; em 1997, com a dissertação "O poder no Período Renascentista", obteve o grau de Mestre em Direito pela PUC-SP. No mesmo ano de 1997, defendeu a tese "A Sedução no Discurso em Tribunais de Júri", obtendo o grau de Doutor em Comunicação e Semiótica, também na PUC-SP; no ano seguinte (1998), defendeu a tese "Alternativas para a Independencia do Poder Legislativo Municipal", com a qual obteve o grau de Doutor em Direito (linha de pesquisa em Filosofia do Direito), ainda pela PUC-SP, Elegeu se Deputador Federal pelo PSB e migrou para o PMDB para candidatar se.
ANÁLISE DESSE BLOGUEIROS: Chalita é ligado a setores conservadores da Igreja Católica, apesar de ter laços estreitos com a Renovação Carismática, tem profundo conhecimento da área de Educação porém sua atuação religiosa sobre põe sua correira como Educador, imaginei (inocentemente) que Chalita seria pule de 10 para um segundo turno em São Paulo, dado seu perfil discreto, porém caí do cavalo quando este migrou para o PMDB, se tivesse permanecido no PSB talvez tivesse uma chance considerável.
PONTOS POSITIVOS: Sua fama de conciliador, sua experiência como Educador e principalmente, sua juventude.
PONTOS NEGATIVOS: Sua identificação como Político Católico (apesar de no Brasil, hoje existir uma Bancada Evangélica no congresso e um partidos de filosofia Cristã) e sua pouca experiência no Executivo.

CANDIDATO DO PRB - CELSO RUSSOMANO
BIOGRAFIA:  Celso Ubirajara Russomanno, São Paulo, 20 de agosto de 1956 é um repórter. Bacharel em Direito e político brasileiro.
Tornou-se famoso apresentando um quadro no programa do Aqui Agora, veiculado no SBT, em que mediava reclamações de consumidores que se sentiam lesados por empresas de diversos setores.
Autor e relator de vários Projetos e Leis que alteram o Código de Defesa do Consumidor e a legislação correlata.
Membro da Comissão do Código Brasileiro de Trânsito, do Novo Código Civil, do Estatuto do Idoso, relator do Estatuto do Torcedor, do Estatuto da Pessoa com Deficiência, da lei que institui Assinatura Digital, entre dezenas de outras.
Escreve para vários veículos de comunicação entre jornais e revistas. Como repórter, atualmente está na Rede Record no programa Balanço Geral SP e apresenta o Jogo do Poder na CNT.
Em 2010 foi candidato pelo Partido Progressista ao Governo de São Paulo, terminando a disputa eleitoral em terceiro lugar.
Em 2011 desfiliou-se do Partido Progressista devido a desentendimentos com Paulo Maluf e filiou-se ao PRB para disputar as eleições.
ANÁLISE DESTE BLOGUEIRO: Foi, e está sendo para mim uma surpresa a candidatura de Russomano, polêmico, já tomou muita porrada como repórter do Aqui e Agora do SBT, porém sua habilidade como conciliador lhe rendeu frutos e votos, tanto que já está no QUARTO MANDATO como Deputado Federal e participou de alguns projetos importantes, porém, como todo bom político já respondeu em inquéritos como: Exercício Ilegal da Advocacia (ao criar um 0900 jurídico), Agressão física a uma funcionária do INCOR, Crime Eleitoral e Destinação Ilegal de Verba Pública (para uma Ong que abriu com familiares), pode chegar facilmente ao segundo turno (Credito essa frase ao amigo René Wegner)
PONTOS POSITIVOS: O fato de ser jornalista e advogado, lhe deu notoriedade e respeito, já que sempre militou nos assuntos referentes ao Código de Defesa do Consumidor e outros Estatutos.
PONTOS NEGATIVOS: Um passado político obscuro, onde já chegou a serrar fileiras com Paulo Salim Maluf, os crimes que cometeu no passado (principalmente o de desvio de verbas públicas) e seu sensacionalismo (que marcou sua carreira de repórter)

CANDIDATO DO PSDB - JOSÉ SERRA
BIOGRAFIA: É muito extensa mas vou resumir prometo, José Serra (São Paulo, 19 de março de 1942) é um economista e político brasileiro, filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Em 2006 foi eleito governador do estado de São Paulo já no primeiro turno, fato inédito no estado até então (Geraldo Alckmin do mesmo partido viria a repetir o feito em 2010).
ANÁLISE DESTE BLOGUEIRO: Espero que os senhores tenham percebido que abreviei a biografia do José Serra, pois seu passado é extenso dada sua idade (70 anos para ser mais exato) serrou fileiras no movimento estudantil, e são poucas as pessoas que não conhecem sua atuação política e a sua mania de "largar o osso" que rói no momento por outro maior.
PONTOS POSITIVOS: Profunda experiência na Administração Pública, lucidez (apesar da idade) e irreverência, larga experiência política, tendo sido apontado por uma revista um do 100 homens mais influentes do Brasil.
PONTOS NEGATIVOS: Ser filiado a um partido NOTORIAMENTE DE DIREITA, ter a mania de pular de cargo em cargo político (e pela saúde que apresenta ser um player de peso para eleição presidencial, dependendo obviamente do resultado das eleições Paulistanas), ser severo opositor ao governo federal, o que poderia acarretar numa asfixia de verbas para a maior cidade do Brasil.

Espero que tenha lhes dado MUNIÇÃO SUFICIENTE PARA VOTAR CONSCIENTE OU MESMO NÃO VOTAR, afinal, é conhecendo as pessoas e seus partidos é que formulamos uma verdadeira consciência política.

E vamos que vamos, boa sorte ao escolher seu candidato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário