quarta-feira, 23 de maio de 2012

Discutindo o PT e sua eleição, uma resposta a um colega de faculdade no Facebook

 Caro Marcello Manoel Cerqueira Francisco minha militância política de muitos anos inclusive desse período (era representante do antigo Conselho Escola Comunidade - CEC aos 12 anos) me deixa a vontade para uma análise dividida em 3 partes:
1 - O Movimento diretas já, como movimento de unidade das esquerdas: As esquerdas (inclusive o PMDB que apesar de sempre ser um partido de Centro vislumbrava ali uma oportunidade de se manter no poder - já que grande parte dos PMDbistas também participara do regime militar, e conforme vimos na palestra ministrada no dia de ontem 22/05/2012 na Eleição de 1989 a esquerda que até então caminhara unida, se esfacelou ou por vaidade de seus líderes (Lula, Brizola, Roberto Freire, Ulisses Guimarães - todos que até ali haviam dividido palanque e empunhado a mesma bandeira) ou pela necessidade de demonstrar que apesar de terem caminhado juntos, as ideologias eram completamente diferentes, isso determinou a 1ª derrota da esquerda (não só de Lula, mas de todo um movimento que foi capitaneado pela esquerda brasileira)
2 - Na Segunde Eleição perdida por Lula, o PT continuava a querer mostrar o trabalhista do ABC que o caracterizava sem dar uma cara mais Brasil a esse partido que em várias outras capitais claudicava, inclusive sua chapa na eleição de 1994 foi o que posso chamar (aliás o que na política se chama) de "Puro Sangue" apesar de apoiado por outros partidos de ultra esquerda como PSTU, PC do B, PPS (oriundo do racha do PCB) quando colocou como seu Vice ALOÍSIO MERCADANTE, o que mais uma vez fez a sociedade ficar com medo da radicalização do PT e consequentemente uma virada na economia que havia sido "ajeitada" por FHC, derrota essa que aconteceu novamente em 1998 com uma dobradinha LULA/BRIZOLA que tinha tudo para dar certo, porém o desastroso segundo mandato de Brizola como governador do RJ foi determinante para a derrota desta chapa também, que tinha o mesmo perfil da de 1994, porém o PT já admitia chegar ao poder e dividi lo irmãmente com os outros partidos.
3 - Na Eleição em que finalmente Lula e o PT chegaram ao poder, note, a chapa já trás uma linha Centro Esquerda (afinal seu vice era o industrial mineiro José de Alencar - Que o diabo o carregue) mostrando a sociedade não um PT radical esquerdista com um Lula Operário escalador de carro de som e piqueteiro, mas um LULINHA PAZ E AMOR (Como ele mesmo se definiu) não propondo mudanças radicais, não rompendo com o capital, mas trabalhando com ele, e veja, apesar de no 2º Turno a sua aliança ter sido ampliada, a chapa continha apenas PT, PRB (o partido de Alencar - uma sublegenda do PMDB) e o PC do B, mas como sabemos que sem congresso não se governa, Lula se entregou ao jogo do poder. (esses são os fatos históricos).



MINHA AVALIAÇÃO PESSOAL: Lembro me que na eleição de Lula a frase mais dita era "A esperança venceu o medo", e minha cabeça de jovem (porém não mais tão militante assim) pensou: "Como ter esperança, se o congresso nacional eleito juntamente com o governo Lula, não daria sustentação a implantação de idéias mais aprofundadas?", foi então que eu (na época noivo e isso me custou uma noite sem sexo) disse para minha noiva que comemorava efusivamente a eleição do PT: "O governo Lula vai ser a Esquerda que a direita gostará, escreva isso..." parecia que estava profetizando o que estava por vir, e note, não estamos falando de descoberta de corrupção dos aliados não, os primeiros escândalos aconteceram no seio do próprio PT com José Dirceu, tentando cooptar recursos afim e perpetuar o PT no poder.
Portanto meu caro Marcello Manoel Cerqueira Francisco não podemos ser minimalistas ao analisar se o PT foi contaminado pelo germe do poder, ou se na verdade, a tentativa de CUBALIZAR o Brasil feita pelo PT ainda não foi assimilada pela sociedade e os compromissos com o lastro maior (O PMDB) não deixaram mostrar o LULA TRABALHADOR que outrora cantava aos quatro cantos. O tempo e talvez a História possam elucidar esse mistério.


Lembro aos leitores que esse texto é uma resposta a um questionamento feito por um colega de faculdade e acredito ser o texto mais analítico que já escrevi na vida.

É o que temos por hoje.

terça-feira, 22 de maio de 2012

"Me reservo ao direito de permanecer calado"

Assistimos atônitos a um CIRCO ARMADO com a presença de um CONTRAVENTOR que se abrir a boca, vai levar de roldão OPOSIÇÃO E GOVERNO que sempre utilizaram se das mesmas práticas, agora é interessante, o fato de todo um Congresso Nacional estar muito interessado no silêncio deste contraventor.
Vimos de tudo: Parlamentar fazendo discurso político, Parlamentar querendo jogar no colo do partido do outro, Parlamentar fazendo graça, Parlamentar se sentido (e esses na minha opinião são sérios) desrespeitados pelo silêncio do contraventor que foi orientado pelo ex Ministro da Justiça MÁRCIO THOMAZ BASTOS que na minha humilde opinião jogou no lixo sua biografia.
Alguns fatos eu estranho por desconhecimento ou por ingenuidade mesmo e vou perguntar aqui, quem desejar que me responda:
1 - Por quê Cachoeira não foi a CPMI com roupa de PRESIDIÁRIO ao invés do vistoso terno que usava?
2 - Se era pra não falar não seria mais fácil então fazer oitiva ao ADVOGADO MÁRCIO THOMAZ BASTOS para saber de onde viriam os recursos para paga lo? (e que com certeza não são poucos)
3 - Só dois governadores tiveram seus nomes citados: MARCONI PERILLO (Goiás) e AGNELO QUEIROZ (Distrito Federal), será que a estratégia VACCAREZZA de BLINDAR O GOVERNADOR SÉRGIO CABRAL (Rio de Janeiro) deu certo?
Me reservo o direito de dizer: A SESSÃO DE HOJE DA CPMI FOI UM CIRCO SÓ QUE OS PALHAÇOS INFELIZMENTE ESTAVAM DO LADO DE FORA ASSISTINDO POR MONITORES, TELAS DE TV ou OUVINDO PELO RÁDIO, NÓS.

E é o que temos por hoje em edição extraordinária...

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Política de Bastidores, é lá que está a sujeira...

Poucas pessoas sabem, mas tive oportunidade e conhecer bem de perto o submundo da política (mesmo que num âmbito municipal, como assessor de um vereador) portanto, não me impressiona em nada a mensagem do Líder do Governo Cândido Vaccarezza garantindo "blindagem" (o direito de não ir a Brasilia se explicar na CPMI) ao Governador Sergio Cabral que se encontra atolado das burrices e canalhices que cometeu até seu último fio de cabelo.
Pode ser que o que eu venha relatar aqui não seja novidade para ninguém, mas faz parte do esgoto fétido da política que estamos inseridos.
Na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, prédio histórico cujo nome é PALÁCIO PEDRO ERNESTO, existe um lugar onde se implantada uma câmera com um microfone de excelente captação, as piores barbaridades seriam ouvidas, é uma ante sala enorme que tem lugar para os parlamentares tomarem seu cafezinho e que é conhecida por SALA INGLESA, é justamente onde são costuradas todas as tramoias e cambalachos dos edis municipais.
Na SALA INGLESA rolava de tudo: Pagamento de propina, vereador se escondendo de votação, articulações e comentários dos mais mesquinhos e impublicáveis que se possam ter conhecimento, tudo preservado pela segurança da Câmara e pelo sombrio ambiente desta sala.
Não deve ser diferente em Brasilia, Vaccarezza foi surpreendido pela inteligência de um cinegrafista o SBT que ao perceber que o Líder do Governo estava fazendo uso do SMS em plena sessão, usou o poderoso zoom de sua lente para pegar na tela do aparelho do parlamentar uma mensagem que reflete, o quão suja é a política nacional.
Eu queria voltar a lembrança de todos que um certo caseiro chamado FRANCENILDO teve sua vida virada do avesso pois dedou que numa casa mantida pelo então MINISTRO PALOCCI aconteciam negociatas, "festinhas particulares regadas a mulher e bebidas" e onde naturalmente rolava dinheiro também, portanto, devem existir em Brasília uma porção bem generosa de SALAS INGLESAS onde os políticos decidem o quanto e como vão pilhar o patrimônio do povo e este só tem a oportunidade de ver aqueles discursos bonitos e eticamente bem planejados ou mesmo discussões acaloradas que certamente já foram combinadas nesses antros de articulação nefasta.
Uma vez eu disse e vou repetir, querem mesmo acabar com a corrupção nesse país, CRIEM UM SNI só para os políticos, monitorem e gravem suas conversas telemáticas (telefone e informática), persigam os por onde quer que vão e o mais importante REVISTE SE CADA ENGRAVATADO QUE DESCER NO AEROPORTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA COM GRANDES QUANTIDADES DE DINHEIRO NO BOLSO, de certo essa grana é pra alimentar a corrupção de algum partido dessa Base Aliada.
Mas como vivemos no país do "finge que eu te dou liberdade de expressão, que eu finjo que vou usar..." esse caso do Vaccarezza vai passar em branquíssimas nuvens meus queridos.

E é o que temos por hoje.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Secreto é apenas o que fazemos entre quatro paredes.

É de se estranhar um blogueiro cujo blog tem por objetivo ajudar a analisar a conjuntura política no Brasil e no Mundo, colocar um título em seu mais novo post que mais parece uma discussão de conto de blog erótico, mas quero começar fazendo alusão ao que deve ser secreto.
Permitam me dar o pontapé nessa discussão recorrendo ao "pai dos burro" (o dicionário) em busca da definição de secreto: adj (lat secretu) 1 Mantido em segredo ou oculto do conhecimento ou da vista de outrem: Cláusula secreta. 2 Não revelado; encoberto, escondido. 3 Que trabalha com métodos e propósitos ocultos: Sociedade secreta. 4 Revelado apenas aos iniciados: Ritos secretos. 5 Afastado, retirado, solitário. 6 Que se dissimula, que se impede de manifestar. 7 Que se oculta na alma; íntimo, recôndito. 8 Que está dissimulado, colocado ou construído de propósito para não ser visto ou descoberto: Porta secreta. 9 Diz-se de quem dissimula as suas intenções, os seus sentimentos, os seus pensamentos. 10 Diz-se da sessão a cujos debates não se permite ao público assistir (fonte Michaelis on line)
Partindo dessa premissa, devemos supor que SECRETO é tudo aquilo que não deve ser revelado por algum motivo plausível, como as relações sexuais que temos com nossas (os) parceiras (os) pois além de expor o outro, ainda revela pedaços e nossa intimidade que não queremos, ou não desejamos tornar público, por motivos óbvios.
Ou supor também, que tudo que se faz secretamente atenta contra a moral, os bons costumes ou mesmo as tradições humanos, por exemplo, ao usar o sanitário, fechamos a porta pois não queremos ser visto naquela posição desconfortável e que obviamente causaria constrangimento.
Pois bem, depois de apresentar um dado técnico e conjecturar minhas abobrinhas de sempre, vou tocar o dedo direto na ferida que está aberta e sangra nossa sociedade: O QUE DIABOS TEM DE TÃO SECRETO QUE NÃO POSSO SER ACOMPANHADO PELA SOCIEDADE NA CPMI DO CACHOEIRA?
Eu ouso a dizer por exemplo, que qualquer parlamentar pode pegar o meu texto até agora vai fatalmente usar aquela premissa de que "Oh estamos preservando os dados para não atrapalhar as investigações..." ou "Trate se e assunto de segurança nacional e existe lei que preserva esse sigilo..." meu argumento se resume a duas palavras: PAPO FURADO.
Conhecer o "modus operandi" de pessoas que tem atuação similar a os famigerados LOBISTAS cujo asco eu tenho desde os tempos de estudante secundarista, é de suma importância para a sociedade entender exatamente o que os analistas políticos dizem quando se referem ao congresso nacional como BALCÃO DE NEGÓCIOS e que na verdade, manter o sigilo dessas investigações é na verdade manter em sigilo o escuso e o imoral.
Não me parece saudável a nossa democracia que fatos como esses não sejam acompanhados de perto pela sociedade civil e fiquem restritas aos parlamentares que apesar e eleitos por nós, nem sempre estão ao nosso lado, além o mais acompanhar as sessões dessa CPMI nos ajudaria também a desvendar que parlamentares querem de fato apuração do caso e quais querem na verdade é GAZETA ou mesmo a obstrução dos trabalhos para ocultar SACANAGENS ainda maiores.
Com isso também coloco contra a parede a legitimidade de órgãos como as TV´s e Rádios da Câmara e o Senado Federal, que na verdade são mero instrumento de propaganda ao invés de serem um relevante serviço na transmissão desses depoimentos e dos bastidores deles.
Há ainda o fato de que várias outras autoridades, empresas implicadas em obras governamentais (como a Delta) e até mesmo o poder Judiciário estão direta ou indiretamente na dança que tá sendo dançada naquela sala onde se dão as audiências, e a sociedade tem o direito de ter acesso a isso.
Ainda sim qualquer outro parlamentar que desejar descer o cassete no meu texto vai dizer: CPMI´s produzem relatórios finais que são levados ao plenário das nossas "CASAS DE LEIS", sabemos todos que quem conta um conto, aumenta ou suprime um ponto, não sabemos se o teor desses relatórios será amenizado afim de não chocar a opinião pública ou poupar esse ou aquele político, o que por si só já se traduz num desrespeito e um atentado contra o nosso direito a informação "in natura".
Por fim (que o texto tá grande e cansativo pra carvalho, eu disse carvalho) bato na tecla de que nada que envolve a política nacional e o dinheiro público são ou devem ser secretos, fatos relativos a segurança nacional talvez, mas fatos políticos, jamais, pois esses decidem eleições e mudam futuros de nações inteira.

Ufa, e é o que temos por hoje.

sábado, 5 de maio de 2012

Ou somos todos "garotinhos" ou amplia se a sujeira política.

Eu acho estranho, e muitos também acharam as imagens relativa a orgia com o dinheiro público (direta ou indiretamente, pois se essa sacanagem em Paris e Monte Carlo, foi patrocinada por Cavendish o dinheiro público foi usado indiretamente, pois os aditivos mal feitos, as aditamentos de contrato mal jambrados, as dispensas de licitações em que se envolveu, são na verdade fruto de tráfico de influência da empresa Delta e de seus lobistas, na máquina pública) tenham ido parar o blog do principal adversário politico da prostituta dos empresários que virou o Governador Sergio Cabral. Como sabemos, Antony Willians Mateus ou simplesmente Garotinho, não é nenhum santo, pois se existem ONG's ou organismos públicos privados que gerenciam serviços públicos fraudulentamente, deve se muito a gestão da Família Mateus.
Tantos órgãos de imprensa sérios, tanta polícia federal, tanto ministério público e esses indícios cabais de corrupção, de tráfico de influências e de prevaricação cometidos pelo governador do Estado do Rio de Janeiro, e que por si só poderiam e deveriam ser parte de um processo de impeachment contra esse RATO INVESTIDO DE GOVERNADOR DE ESTADO, mas isso foi parar onde, no blog de um político que nem pode disputar a cabeira de governador do estado por conta do FICHA LIMPA, estranho não?
Porém temos uma CPI eminente, que liga um bicheiro, a Delta, ao governo federal, ao legislativo, a polícia, ao judiciário, e a qualquer outra instituição que vier a sua cabeça, demonstrando que a máquina pública está contaminada, poluída e principalmente prejudicada por esse vírus que é a corrupção.
Falei no twitter que tentaria desvendar os objetivos dessa manobra, e acho que encontrei o fio da meada. Se estes dados estivessem sido entregues ao Ministério Público, geraria um inquérito que poderia levar as barras da justiça todos os implicados no escândalo, aqui no Estado do Rio de Janeiro e poderia puxar o fio da meada para o Brasil, porem no blog de um político, as provas já encontram se automaticamente desqualificadas, pois o argumento para desqualificar será a rivalidade política e o descrédito deste senhor que também beneficiou Delta e Cavendish.
Sinto muito, mais será mais um escândalo que vai virar processo numa gaveta de um STF de TOGADOS CAGADOS, que infelizmente não julga políticos, vide mensalão.
Dá tristeza viver num país como esse, de verdade.

E é o que temos por hoje.