quinta-feira, 18 de novembro de 2021

CENTRÃO - A ENTIDADE...

 

O excelente cartunista, não tem forma mais clássica de representar o CENTRÃO, mas o que é essa famigerada entidade? 
Vem comigo que eu te explico:  
  
        Para começar, o centrão não é uma entidade constituída, quer dizer, não existe um bloco chamado CENTRÃO, com um líder efetivo, uma cabeça pensante ou um comandante supremo.
        Ele nasceu na assembleia nacional constituinte de 1987, onde um grupo de deputados de perfil fisiologista, alinhavam-se em busca de ganhar cargos e benesses em troca do voto para algo que poderia ser polêmico e requeresse atenção do governo.
    Só que essas necessidades do grupo nunca pararam com a promulgação da carta magna, ao contrário, a boquinha do centrão SEMPRE PARECEU ABERTA, partidos como PFL, PL, PDS, PDC E PTB capitaneados pela ala mais fisiologista do PMDB continuaram a extorquir governos, já que entenderam que a tática de obstruir votações com sua presença (ou não) dava certo.
        Não dá pra explicar a "entidade" Centrão, sem entender um tipo de parlamentar muito comum os que compõe o "baixo clero"
     Para quem não sabe, o Baixo Clero é composto por parlamentares com pouca expressão na Câmara de Deputados, movidos principalmente por interesses provincianos ou pessoais.
        Portanto, não existiria o Centrão, sem seus componentes mais fervorosos, o baixo clero.
        Então de posse dessas informações você consegue entender o que, quem e por quê o Centrão existe.
        Aí cabe a pergunta: Quem se digna a governar com o centrão, deve estar preparado para esse jogo fisiologista, é bom entender por quê o candidato Sergio Moro, já começa a tentar compor com esse bloco (como ilustrado nessa reportagem - https://oglobo.globo.com/politica/existem-pessoas-boas-no-centrao-diz-moro-sobre-cogitar-alianca-com-qualquer-partido-25282053 ) 
        Logo Moro que é, ou era, o bastião da honestidade...





Nenhum comentário:

Postar um comentário