sábado, 10 de maio de 2014

New Pelegismo ou nova relação de forças.

Como os sindicatos tornaram se assim como as associações de moradores trampolins políticos.

Olha nós aqui novamente, Só que dessa vez a porrada é em cima da esquerda da qual eu faço parte, ou acho que faço.
Tanto se falou e se fala até hoje como Getúlio Vargas (esse mesmo do filme que está em cartaz) aparelhou e atrelou os sindicatos de classe a sua vontade, certo? Certo...
Muitos intelectuais foram enfáticos em dizer que: "Essa relação estabelecido por Vargas foi justamente o que enfraqueceu os sindicatos, blá, blá, blá..."
Passado muitos anos, vemos os mesmos intelectuais e políticos que faziam essas críticas agindo da mesmo forma e mais, vemos hoje que os sindicatos de classe estão cada vez mais alinhados com o do patronato.
O caso mais emblemático é justamente o do Sindicato dos Rodoviários do Município do Rio de Janeiro, que aliou se as mais variadas instâncias da Fetranspor (Federação das Empresas de Transporte do Estado do RJ) e a Rio ônibus (Entidade que representa os donos de empresas de ônibus no Rio de Janeiro) para promover arrocho salarial e principalmente ajudar a criar o cartel dos empresários desse setor na cidade.
Parece que existe algum exagero nas minhas palavras, mas não existe, quando trabalhadores, a revelia do seu sindicato de classe, vão a luta contra a espoliação do seu patrão, é sinal que este sindicato não lhe representa mais e que a máquina sindical não é mais a voz dos empregados e sim o "capataz do patrão".
Principalmente quando na cidade cujo prefeito, entrega os transportes públicos de bandeja para os empresários, fazendo os pequenos (transporte alternativos) ficarem a margem do sistema e num momento de contingência não poder contar com eles pela sua quase aniquilação, se percebe que os tais "grandes eventos" como os sociólogos estão chamando Copa e Olimpíadas, tem mais importância que o cidadão.
Por isso é lítico sim que as classes se rebelem justamente nesse momento, afinal a pergunta parece cada vez mais ter sentido "O poder realmente é exercido em prol do povo?"

Reflita sobre isso e depois tente manter seu sorriso no rosto.





Nenhum comentário:

Postar um comentário